Convocação de novos profissionais reforça Secretaria da Comunicação Social e da Cultura

Novos funcionários, aprovados em teste seletivo realizado em 2017, foram integrados à E-PR nesta segunda-feira (04). Eles vão atuar nas áreas de Administração, Direito e Comunicação Social, em Curitiba.
04/10/2021 - 12:40

A E-Paraná Conteúdos Estratégicos (E-PR), vinculada à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), recebeu, nesta segunda-feira (4), 35 profissionais com atuação em áreas da Administração, Direito e Comunicação Social, aprovados em um teste seletivo realizado em 2017. A integração dos profissionais foi realizada pela manhã, com a presença do secretário da pasta e diretor-presidente interino da RTVE, João Evaristo Debiasi, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

Os novos contratados foram convocados para os cargos de administrador, auxiliar administrativo, advogado, auxiliar de almoxarifado, designer gráfico, eletrotécnico, editor de imagem, programador musical, repórter cinematográfico, editor de rádio e televisão, sonoplasta, operador de áudio, produtor de rádio e televisão e repórter de rádio e televisão. Os profissionais vão atender ao contrato de gestão entre a E-Paraná e a Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE).

Segundo o secretário João Debiasi, com a formalização das contratações, o Governo do Estado, de forma gradual, resolve um problema histórico da Rede Paraná Educativa (Rádio Educativa e TV Paraná Turismo), que pagava parte dos funcionários por meio de cachês, metodologia apontada como irregular pelo Tribunal de Contas (TC). “Estamos trabalhando para solucionar essa situação antiga e inadequada”, disse o secretário.

COMUNICAÇÃO 360º – O secretário apresentou o conceito de Comunicação 360º para os novos funcionários. Ele explicou que a Comunicação Social é responsável por divulgar todas as ações do Governo do Estado aos cidadãos e à imprensa. “A Comunicação 360º engloba a divulgação de informações por meio da Agência Estadual de Notícias (AEN), da Rádio e TV Educativa, nos portais, além da distribuição de pautas, organização de eventos e eventuais veiculação de campanhas”, destacou Debiasi.

De acordo com o secretário, a TV Paraná Turismo mantém sete horas de programação local, oito programas semanais, dois programetes diários e 15 boletins jornalísticos diários, que tratam de turismo, cultura, gastronomia, curiosidades e do agronegócio. O sinal da TV Paraná Turismo é transmitido em TV aberta e na TV a cabo pela VIVO e Claro – além do satélite que leva o sinal da emissora à América do Sul.

A rádio Educativa AM e FM tem audiência média de quatro mil ouvintes/hora. Aos finais de semana a FM 97,1 chega a alcançar mais de 12 mil ouvintes/hora. A Paraná Educativa 630 kHz AM tem alcance em toda a Região Metropolitana de Curitiba. A FM 97,1 MHz cobre uma área de cerca de 150 km ao redor de seus transmissores, em Curitiba.

O secretário ainda destacou o trabalho desenvolvido pela Agência Estadual de Notícias, que faz a cobertura das agendas do governador Carlos Massa Ratinho Junior e produz conteúdo especial sobre temas prioritários de gestão. De janeiro a setembro deste ano, o site contabilizou 12.069 milhões de acessos. No período, foram publicados 5.178 notícias, 5.178 fotos e 5.272 áudios.

PRESENÇAS – Participaram da reunião com os novos servidores o diretor-geral da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Diego Nogueira; a superintendente da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; a diretora-presidente da E-PR, Clecy Amadori; o diretor da TV Paraná Turismo, Eduardo Abilhoa; o diretor da Rádio Educativa, Rudson Weber; e a diretora de Produção e Conteúdo da E-PR, Margot Farias.