Contorno Sul de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, está quase concluído

Obra que promove a ligação da PR-092 com a PR-422 vai retirar o tráfego pesado de caminhões do Centro do município. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 9,7 milhões.
Publicação
04/10/2022 - 10:20

Confira o áudio desta notícia

O Contorno Sul de Wenceslau Braz está em processo de conclusão. A obra viabiliza a ligação entre a PR-092 com a PR-422, na região Sul do município do Norte Pioneiro. Dos 3 quilômetros de extensão, 2,7 km já foram finalizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Para a obra ser entregue restam as etapas de terraplenagem e pavimentação na região das cabeceiras do novo viaduto e a implantação das sinalizações horizontal e vertical do contorno.

A obra era muito aguardada pela população de Wenceslau Braz porque vai retirar o tráfego pesado de caminhões da área urbana, agregando diversas vantagens para os moradores.

Haverá mais segurança no trânsito para veículos leves, pedestres e ciclistas e a qualidade do ar na região urbana será melhor preservada, além da diminuição de ruídos e vibrações. Os gastos com infraestrutura urbana também serão menores, já que o tráfego intenso de caminhões causa grandes danos aos pavimentos urbanos em um curto espaço de tempo.

O contorno, em pista simples, terá 7 metros de pista de rolamento e acostamentos de 1,3 metro para cada lado. A velocidade máxima permitida da via será de 50km/h. A obra ainda contará com uma rotatória alongada na interseção com a PR-422, que dará um novo acesso a Wenceslau Braz, além de um viaduto com 30 metros de comprimento já finalizado sobre a linha férrea, faltando a execução da estrutura de contenção dos aterros das cabeceiras.

Para a construção do contorno foram investidos de R$ 9.761.592,13. A obra integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

GALERIA DE IMAGENS