Conservação em estrada rural de Umuarama facilita transporte para pequenos produtores

PR-682, entre distrito Serra dos Dourados e Maria Helena, recebe serviços como cascalhamento, manutenção no cascalho existente e reparos nos dispositivos de drenagem. Investimento do Estado é de R$ 553.467,45.
Publicação
06/01/2023 - 10:20

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) faz serviços de conservação na PR-682, estrada rural não pavimentada entre Serra dos Dourados, distrito de Umuarama, e a PR-482, acesso para Maria Helena, no Noroeste do Estado. Os reparos são executados desde o fim de 2021, e garantidos por contrato até novembro de 2023. O investimento do Governo do Paraná é de R$ 553.467,45.

Ao todo, são atendidos os 18,54 quilômetros da rodovia, utilizada para transporte por pequenos produtores agrícolas, além de abrigar chácaras e sítios da região. O trecho também recebe escoamento da cana de açúcar plantada na região até a PR-323, de onde segue até uma usina em Tapejara.

Para se manter o bom nível de trafegabilidade, são executados, conforme a necessidade, serviços de escarificação, conformação e compactação do cascalho existente e recomposição pontuais de cascalho. Também são constantemente feitos reparos nos dispositivos de drenagem, como a limpeza de caixas de contenção, facilitando o escoamento das águas das chuvas. 

O Escritório Regional Entre Rios do DER/PR, com sede em Cruzeiro do Oeste, também realizou, por meio de administração direta, o revestimento com material fresado em alguns trechos com declividade elevada. O serviço, que não está previsto no contrato vigente, foi executado com material oriundo de remendos de outras vias pavimentadas da região. A medida contribui para proteção do solo, mantendo aderência dos pneus da estrada mesmo em dias chuvosos.

GALERIA DE IMAGENS