Conferência apresenta a prefeitos resumo técnico do PDUI da Região Metropolitana de Londrina

O estudo foi elaborado pela Secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e o Serviço Social Autônomo Paranacidade, com execução pela Consultoria URBTEC.
29/11/2022 - 18:40

Prefeitos, técnicos e lideranças municipais conheceram nesta terça-feira (29), durante o evento denominado Conferência Metropolitana, o resumo técnico sobre o plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Londrina (RML).

O documento traz informações sobre o ente interfederativo a ser criado para coordenar os projetos relativos às funções públicas de interesse comum aos 25 municípios que compõem a RML, como planejamento territorial e uso do solo, mobilidade metropolitana e meio ambiente.

“Não há dúvida de que a gestão integrada entre os municípios vai trazer economia de recursos, otimizar os resultados e possibilitar o que interessa a todos, que é melhorar a vida das pessoas em toda a região”, disse o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Tadeu Felismino.

Para o diretor da URBTEC, Gustavo Taniguchi, o documento representa de 5% a 10% do que será necessário para promover o desenvolvimento integrado.

“A partir de agora, começarão as discussões para desenvolver as diretrizes e estratégias apontadas no documento atual. O que entregamos hoje vai embasar os trabalhos para o PDUI e a instalação da Agência Regional. E os municípios, em conjunto, estarão na tomada das decisões”, afirmou.

AGÊNCIA ESTADUAL – O gestor do contrato do PDUI da Região Metropolitana de Londrina e analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Luiz Farias, lembrou a mensagem governamental enviada à Assembleia Legislativa para a criação da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), que fará a coordenação das ações nas regiões metropolitanas paranaenses, entre elas a de Londrina.

“A iniciativa mostra o compromisso do governador Ratinho Junior com o desenvolvimento urbano e, no caso das regiões metropolitanas, de forma integrada. Essa instância estadual virá para complementar e orientar o trabalho voltado para o desenvolvimento regional, com sustentabilidade”, enfatizou.

"Os núcleos metropolitanos já conurbados precisam de apoio, o que virá com a implantação da Agência Estadual e das Agências Regionais”, destacou o coordenador operacional do Paranacidade, Albari de Medeiros.

RML – A Região Metropolitana de Londrina é, atualmente, composta por 25 municípios: Alvorada do Sul, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Primeiro de Maio, Prado Ferreira, Rancho Alegre, Rolândia, Sabáudia, Sertaneja, Sertanópolils, Tamarana e Uraí.

Juntos, eles somam área de 9.068.077 quilômetros quadrados, ocupados por 1.101.595 habitantes (IBGE, 2018), e respondem por R$ 14,9 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB).