Condições de tráfego do antigo Anel de Integração agora estão disponíveis em tempo real

Usuários podem consultar o portal do DER/PR ou receber atualizações utilizando o Twitter. Qualquer situação que interrompa ou afete o tráfego é informada. Monitoramento é feito 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados.
07/04/2022 - 17:50

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou a divulgação de informações sobre as condições de tráfego nas rodovias do antigo Anel de Integração, de forma online, no portal www.der.pr.gov.br e na plataforma Twitter (twitter.com/rodovias_parana)

Qualquer situação que interrompa ou afete o tráfego está sendo informada, bem como detalhes sobre o atendimento. As atualizações ocorrem 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em finais de semana e feriados.

A novidade é possível graças ao Centro de Operações Integradas (COI) do DER/PR, que atende usuários pelo telefone 0800-400-0404 em casos de acidentes, pane, quedas de carga, animais na pista, materiais na pista, entre outros, nas rodovias federais e estaduais do antigo Anel.

O COI trabalha totalmente integrado aos serviços de operação de tráfego rodoviário contratados pelo DER/PR, para atuar nas rodovias que deixaram de ser pedagiadas. São serviços de guincho leve e pesado, para desobstrução de pista e remoção de veículos, além de operações de atendimento mecânico, como troca de pneus, carga elétrica, entre outros.

Os contratos preveem também a inspeção de tráfego, com equipes específicas para percorrer 100% da malha do Anel de Integração ao menos três vezes ao dia, verificando a necessidade de assistência aos usuários, inspecionando as pistas e participando ativamente na ocorrência de neblina, incêndios, acidentes e outras situações, providenciando sinalização de emergência, desvios de tráfego e demais apoios.

As informações são enviadas ao COI e alimentam o sistema de gestão do centro, e, consequentemente, as atualizações sobre o tráfego de veículos nas rodovias.

São realizados ainda serviços de apoio ao Corpo de Bombeiros no combate a incêndios nas áreas próximas às rodovias, com fornecimento de caminhões-pipa, e atendimento a incidentes com animais soltos nas pistas, incluindo orientação aos usuários e a captura e transporte, utilizando equipamento apropriado, como caminhão boiadeiro.

O DER/PR atua nas rodovias dos antigos lotes 2 (Viapar), lote 3 (EcoCataratas), lote 4 (Caminhos do Paraná), lote 5 (Rodonorte) e lote 6 (Ecovia). No caso do lote 1, a concessionária permanece fazendo os atendimentos, graças a acordo judicial firmado com o DER/PR, com validade até 26 de novembro deste ano. As equipes utilizam algumas das edificações das antigas concessionárias de pedágio, que passaram a ser patrimônio público.

Em breve, as atualizações sobre as condições de tráfego também ficarão disponíveis pela plataforma Instagram.

CONSERVAÇÃO – Em paralelo, o DER/PR licitou e contratou, ainda no ano passado, os serviços de conservação do pavimento e faixa de domínio das rodovias estaduais que antes estavam concedidas. O investimento é de R$ 93,5 milhões para atender 964,52 quilômetros durante dois anos.

São cinco contratos, conforme as superintendências regionais do DER/PR: Lote 1 (RMC e Litoral/153,75 quilômetros); Lote 2 (Campos Gerais/306,48 quilômetros); Lote 3 (Norte/230,29 quilômetros); Lote 4 (Noroeste/200,99 quilômetros); e Lote 5 (Oeste/73,01 quilômetros).

Com o término dos convênios de delegação e das concessões rodoviárias nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, a responsabilidade das rodovias federais retornou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a das rodovias estaduais ao DER/PR, cabendo a cada departamento contratar a manutenção e conservação das rodovias de sua alçada.