Complexo do Tarumã ganha Centro Nacional de Treinamento do Skate, em Curitiba

Com um investimento total de R$ 3,5 milhões, a construção, iniciada em dezembro de 2022, contempla duas pistas oficiais das disciplinas Park e Street do skate, esporte que estreou no programa olímpico em Tóquio 2020. E a inauguração não poderia ter estreia melhor: com o Campeonato Brasileiro de Skateboarding Park.
16/12/2023 - 13:50

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou neste sábado (16) a pista de skate do Centro Nacional de Treinamento da modalidade (CNTSK8), construída no Complexo Tarumã, em Curitiba. A cerimônia ocorreu durante o Campeonato Brasileiro de Skateboarding Park de 2023, que acontece desde sexta-feira (15) e vai até o domingo (17) na Capital, reunindo atletas de todo o País.

Com um investimento total de R$ 3,5 milhões, a construção, iniciada em dezembro de 2022, contempla duas pistas oficiais das disciplinas Park e Street do skate, esporte que estreou no programa olímpico em Tóquio 2020 e já rendeu três medalhas para o Brasil logo na primeira aparição.

O complexo esportivo conta com uma estrutura completa de 1.500 metros quadrados. O espaço servirá nos próximos anos como local de preparação da Seleção Brasileira de Skate para disputas internacionais, tanto adulta, quanto juvenil, inclusive de olho em Paris 2024.

A construção é fruto de um termo de cooperação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, a Federação de Skate do Paraná e a Confederação Brasileira de Skate (CBSK).

Ratinho Junior destacou que o complexo é uma referência mundial no esporte, com equipamentos de ponta, aproveitando o potencial e o histórico do Estado como celeiro formador de skatistas.

“É o complexo de pistas mais moderno do Brasil para a modalidade. Nossos jovens e nossas crianças vão se orgulhar, além dos profissionais que utilizarão o espaço para preparação. A partir de agora o Complexo Tarumã vai ser aberto todos os dias para incentivar a descoberta de novos talentos em artes marciais, basquete, futebol e agora skate”, declarou.

Henrique Migliano, produtor de eventos da CBSK e jurado de eventos internacionais da competição, agradeceu o apoio do Governo do Estado na concepção do espaço. “Com esse convênio costuramos e formatamos um grande Centro de Treinamento, com supervisão da CBSK nas obras. Vamos dar todo o suporte técnico para treinamento de alta performance e aprendizado de crianças de Curitiba e região, com horários disponíveis para usarem a pista livremente”, afirmou.

O secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, lembrou que neste sábado também foi concluída e entregue um nova área para a prática de artes marciais. “Esse espaço abriga oito modalidades de artes marciais, todas disponíveis para a população. Além disso, continuamos com o projeto de vôlei atendendo mais de 600 crianças e temos também as ginásticas rítmica e artística, nas quais temos grandes talentos, e o paradesporto. Agora temos um Complexo moderno e que atende todas as crianças do Paraná”, afirmou.

NOVA PISTA SKATE
A qualidade da pista já foi evidenciada por Gui Khury, de 14 anos, uma das promessas da modalidade e natural de Curitiba. Ele foi o primeiro skatista da história a executar com sucesso a manobra 900º. Foto: Gabriel Rosa/AEN

COMPETIÇÃO – E a inauguração não poderia ter estreia melhor. O Campeonato Brasileiro de Skateboarding Park começou nesta sexta-feira (15) com as classificatórias e termina neste domingo (17) com as finais das diferentes categorias. Será possível acompanhar o evento na íntegra pelo Canal Olímpico do Brasil no YouTube. As finais deste sábado serão transmitidas pela Band.

A qualidade da pista já foi evidenciada por Gui Khury, de 14 anos, uma das promessas da modalidade e natural de Curitiba. Ele foi o primeiro skatista da história a executar com sucesso a manobra 900º, que consiste em duas voltas e meia no próprio eixo, numa pista de skate park logo nas classificatórias da competição.

“O concreto é o melhor, dá para pular mais alto. E estou em casa também, isso faz uma boa diferença”, afirmou.

O evento é homologado pela Confederação Brasileira de Skateboarding, pela Federação de Skate do Paraná (FSP), e promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com apoio institucional da Prefeitura de Curitiba, patrocínio de Qix Internacional e apoio da PlayNet Internet.

As categorias em disputa são: Masculino Profissional, Masculino Amador, Masculino Iniciante, Masculino Master, Feminino Profissional, Feminino Amador, Feminino Iniciante e Feminino Master. Nomes como Pedro Carvalho, Gui Khury, Dan Sabino, Dora Varella, Yndiara Asp, Rony Gomes, Italo Penarrubia, Emily Antunes e Letícia Gonçalves estão entre os participantes.

NOVA PISTA SKATE
Complexo também ganhou um novo espaço para oito modalidades de artes marciais. Foto: Gabriel Rosa/AEN

PRESENÇAS – Também participaram do evento os secretários estaduais da Comunicação, Cleber Mata; do Turismo, Marcio Nunes; de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; e das Cidades, Eduardo Pimentel; e os deputados estaduais Soldado Adriano José e Alexandre Amaro.