Compagas recebe 15 propostas em chamada pública para aquisição de gás natural

Processo conta com a participação de sete supridores diferentes. Objetivo da Companhia é contratar 500 mil m³/dia no período de 2023 a 2025. Próxima fase será para análise e seleção das propostas.
Publicação
26/10/2022 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) recebeu 15 propostas de suprimento de gás natural através de sua Chamada Pública – CP23. No total, sete supridores participam do processo: Galp, CDGN, Sobrax, Equinor, Compass, Petrobras e GasBridge. Nas propostas apresentadas, o gás natural a ser recebido pela Compagas está vinculado à importação de gás boliviano, produção nacional e gás natural liquefeito (GNL).

O prazo de recebimento das ofertas foi encerrado no último dia 17 de outubro e a próxima fase será para análise e seleção das propostas, com o objetivo de encontrar as melhores condições de fornecimento para o mercado da Companhia, buscando viabilizar a aquisição potencial de até 500 mil m³/dia para o período de 2023 a 2025.

Esta é a terceira chamada pública para aquisição de gás natural lançada pela Compagas nos últimos três anos. A iniciativa visa melhorar a competitividade do gás natural, por meio da diversificação de fontes e agentes supridores. “Nosso objetivo é ter um portfólio de suprimento que nos permita obter uma maior competitividade no preço do gás para conseguir repassar essa condição aos nossos consumidores, em especial para a indústria”, destaca o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

Com a CP23, a Compagas planeja adquirir um volume de até 70 mil m³/dia de gás para complementar os contratos vigentes e atender ao mercado cativo a partir de 2023. Para os anos de 2024 e 2025, o volume firme a ser contratado pode chegar a 500 mil m³/dia.

Atualmente, a distribuidora possui contratos com a Petrobras que somam, aproximadamente, 1 milhão de m³/dia (volume firme). Conta também com um contrato na modalidade interruptível de até 300 mil m³/dia firmado com a paranaense Tradener. Para os próximos anos (2023 a 2025), o portfólio de suprimentos da Companhia está ajustado com janelas de oportunidades para contratações com outros supridores.

Todas as informações da Chamada Pública (CP23) estão disponíveis no site compagas.com.br.

COMPAGAS – Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Commit Gás, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural canalizado aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

Atualmente, a Compagas conta com mais de 52 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.  

GALERIA DE IMAGENS