Compagas leva ao Smart City Expo Curitiba 2023 ônibus que roda na RMC com GNV

Smart City Expo Curitiba 2023 começa nesta quarta-feira (22). Companhia vai destacar a importância do gás natural para a mobilidade urbana sustentável. Além do ônibus, a empresa levará para o espaço um caminhão também movido a gás natural.
20/03/2023 - 14:20

O primeiro ônibus do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV) é uma das atrações da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) no Smart City Expo Curitiba 2023. O evento acontece de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Além do ônibus, a empresa levará para o espaço Tomorrow Mobility um caminhão também movido a gás natural – ambos fabricados pela Scania – para destacar a importância do combustível na transição energética e na mobilidade urbana, aliando eficiência e competitividade.

De acordo com o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr, o uso do GNV em veículos do transporte coletivo e de cargas é uma realidade em diversas cidades do mundo, como Madrid, Los Angeles e Bogotá, e é preciso aplicar essa tecnologia também no Paraná. “A substituição de veículos movidos a diesel por gás natural contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia, visto a menor dependência do diesel importado, proporcionando um melhor custo operacional para frotas e empresas”, diz.

No quesito ambiental, o gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente do que os combustíveis líquidos, muito em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa (GEE). Em comparação com o diesel, o veículo movido a GNV pode emitir até 20% menos CO2, já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado chega a 85%.

Outro fator importante para a adoção de modelos a gás natural é a disponibilidade da tecnologia para adoção imediata. Atualmente, os veículos já saem de fábrica prontos para uso do gás natural ou biometano e podem ser colocados em utilização de forma imediata, como os produzidos pela Scania nacionalmente, a exemplo do ônibus que circula em testes pela Região Metropolitana de Curitiba, como as centenas de caminhões que já rodam diariamente pelas estradas de todo o País.

“Vamos aproveitar a temática do Smart City 2023 para ampliar a discussão e o conhecimento desta tecnologia em favor da mobilidade sustentável para o Paraná”, ressalta Lamastra.

O mercado paranaense é de grande interesse para a Scania e, por isso, a empresa investe para comprovar as vantagens da solução a gás. “Temos um pacote completo alternativo ao diesel composto por produto, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação. Tudo em uma perfeita união de mobilidade sustentável com economia operacional”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

Representantes da Scania e da Casa Scania Cotrasa, concessionária que atende a marca na região, estarão junto com a Compagas no espaço Tomorrow Mobility.

ÔNIBUS A GÁS NATURAL – O ônibus movido 100% a gás está circulando desde o dia 3 de março pela Região Metropolitana de Curitiba, em fase de testes, a fim de certificar os indicadores de eficiência desse tipo de combustível em veículos pesados, especialmente quanto à redução nas emissões de poluentes. A iniciativa é uma parceria da Compagas e do Governo do Estado com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e a fabricante Scania.

O modelo Scania K 280 4x2 é movido 100% a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Ele se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental.

Por conta da exposição, o ônibus fará uma pausa na circulação, mas retorna às ruas no dia 25 de março. O ônibus integra a frota da Viação São José e opera na linha São José/Guadalupe, percorrendo, diariamente, um trajeto de mais de 280 quilômetros entre São José dos Pinhais e Curitiba. A Compagas também atua para continuidade dos testes por mais 30 dias em uma linha municipal, em ação conjunta com a Prefeitura de Curitiba.

EVENTO – O Smart City Expo Curitiba é o maior evento de cidades inteligentes do Brasil. A edição de 2023 acontece de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Com o tema “Conectando Cidades, Pessoas e Tecnologia”, o encontro abordará questões relacionadas ao desenvolvimento das cidades e sustentabilidade, como transporte, infraestrutura e espaços públicos. Todas as atrações e demais informações podem ser conferidas no site oficial: smartcityexpocuritiba.com.

SOBRE A COMPAGAS – A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%. Com uma rede de distribuição de mais de 860 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 16 municípios do Estado.

Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural. Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado. A Compagas investiu e vai continuar investindo no desenvolvimento do Paraná.