Compagas contrata novo supridor de gás natural para o Paraná

Contrato na modalidade interruptível com a paranaense Tradener faz parte das iniciativas da Companhia para promover diversificação de supridores e trazer competitividade para os consumidores.
Publicação
14/10/2022 - 08:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia Paranaense de Gás assinou um novo contrato de suprimento de gás natural com a paranaense Tradener para atendimento aos seus consumidores. O acordo firmado prevê a entrega de até 300 mil metros cúbicos por dia de gás para a Compagas na modalidade interruptível, ou seja, quando a demanda pode ser interrompida ou reativada, diante da disponibilidade de molécula e transporte por parte dos agentes supridores.

O novo contrato faz parte da iniciativa da Companhia na busca por uma maior competitividade e diversificação na oferta de suprimento para o Paraná. Este é o primeiro grande acordo firmado pela Compagas com supridor alternativo à Petrobras para fornecimento de gás natural canalizado ao Estado. O produto a ser recebido nesta contratação é oriundo da Bolívia e, por ser um modelo de contrato interruptível, a Companhia buscará as melhores oportunidades para receber o suprimento no Paraná.

“A transação da YPFB com outro supridor que não a Petrobras é inédita e isso demonstra que demos um passo em prol da abertura do mercado de gás. O nosso foco com a Tradener é uma redução do preço médio do gás natural e esse novo contrato, certamente, vai nos auxiliar a obter um maior ganho de competitividade em nosso portfólio de suprimento e, consequentemente, para nossos consumidores”, destaca o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Junior.

Os resultados obtidos com o novo contrato serão refletidos para os usuários de gás natural canalizado do Estado por meio do mecanismo de atualização das tarifas (Conta Gráfica), conforme resolução vigente da Agepar.

Para o presidente da Tradener, Walfrido Avila, o novo contrato é um marco para o mercado de gás paranaense. “É um momento importante para as empresas e também para a abertura de mercado de gás no Paraná. Somos certos que o mercado livre de gás, assim como aconteceu no setor da energia elétrica, trará novos players e contribuirá para a criação de novos empregos e no desenvolvimento de profissionais”, diz.

Lamastra também explica que esse acordo é oriundo de testes preliminares desenvolvidos pela Compagas no primeiro semestre do ano. “A modalidade interruptível é nova para a Companhia. No entanto, o teste realizado em junho, com a própria Tradener, indicou ser uma solução para a diversificação de portfólio e atração de novos supridores para o Estado, principalmente em função das restrições encontradas para o transporte do gás ainda existentes no Paraná”, afirma.

Atualmente, há uma indisponibilidade de capacidade de saída de transporte, totalmente ocupada pela Petrobras pela alocação de antigos contratos, o que dificulta, no curto prazo, a viabilização de novos contratos de fornecimento firme no Estado.

Com essa negociação concretizada, a Companhia encerra a Chamada Pública Coordenada para contratação de suprimento aberta em 2021, a CP22. Esta foi uma iniciativa das distribuidoras MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), GasBrasiliano (Gas Brasiliano Distribuidora), Compagas, SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) e SulgásS (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul) e teve como principal objetivo trazer mais competitividade aos mercados cativos atendidos, mediante o impulso da concorrência na oferta de gás natural.

NOVA CHAMADA EM ABERTO – Na busca contínua pela competitividade e pela maior diversificação de supridores, a Compagas está com nova chamada pública em andamento para aquisição de gás natural. Com a CP23 (como é denominado o processo) a empresa planeja comprar 70 mil m³/dia de gás para complementar os contratos vigentes e atender ao mercado cativo a partir de 2023. Para 2024 e 2025, o volume firme a ser contratado é de mais de 500 mil m³/dia. A empresa também deseja receber propostas para contratação de volumes na modalidade interruptível.

Esta é a terceira chamada pública para aquisição de gás natural lançada pela Compagas nos últimos três anos. As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail chamadapublicagn@compagas.com.br até a próxima segunda-feira (17). Os documentos da Chamada Pública e o Termo de Referência estão publicados em compagas.com.br.

SOBRE A COMPAGAS – Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Commit Gás, com 24,5%, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural canalizado aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

Atualmente, a Compagas conta com mais de 52 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.

GALERIA DE IMAGENS