Compagas aplica redução na tarifa de gás natural no Paraná

A principal justificativa para a redução na tarifa se deve à queda no preço da molécula anunciada pela Petrobras em abril. A estatal é a principal supridora da Compagas e o contrato firmado prevê atualizações trimestrais do preço do gás, acompanhando as oscilações do petróleo tipo Brent e da taxa de câmbio.
28/04/2023 - 18:00

As tarifas de gás natural canalizado no Paraná terão uma redução média de 5% a partir de 1º de maio de 2023. A Companhia Paranaense de Gás – Compagas aplicará os novos valores, conforme a homologação realizada pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar).

A solicitação para redução do preço do gás na tarifa foi proposta pela Compagas à Agepar no início do mês de abril visando a manutenção da competitividade e da ampliação do uso do combustível no Paraná, mesmo sem o atingimento do gatilho estabelecido no mecanismo da conta gráfica para repasse imediato do menor preço aos consumidores.

Todos os segmentos atendidos pela Companhia serão contemplados com a atualização. O setor industrial, que responde por mais de 80% do volume distribuído pela Compagas, terá uma redução média na tarifa de 5,87%, com destaque para o segmento ceramista, que tem o gás natural como principal insumo de sua produção, com uma queda na tarifa de 6,67%.

O Gás Natural Veicular (GNV), na contramão dos aumentos dos combustíveis líquidos, terá uma redução de 5,68%. Já os clientes do setor comercial contarão com baixa de 4,06% e para o residencial, a queda será de até 3,52%.

Essa é a segunda atualização aplicada em 2023 no Paraná. A primeira, em fevereiro, reduziu, na média, em 11% as tarifas do gás natural canalizado. A Compagas destaca que ao longo do ano continuará suas ações em busca de novos supridores, por meio de chamadas públicas e modalidades contratuais alternativas de suprimento, para diversificar seu portfólio e firmar contratos com o objetivo de obter melhores condições comerciais e operacionais para atender seus mercados e oferecer ainda mais competitividade aos consumidores do gás canalizado.

As novas tarifas homologadas pela Agepar serão publicadas em Diário Oficial do Estado do Paraná e também estarão disponíveis para consulta no site da Compagas.