Começam as aulas de pré-vestibular que conta com apoio do Fundo da Infância e Adolescência

Aulas já começaram em Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Maringá. O Aprova é voltado a alunos entre 14 a 18 anos da rede pública que buscam ingressar no ensino superior.
Publicação
11/05/2023 - 14:00

Confira o áudio desta notícia

As aulas do Aprova, maior pré-vestibular gratuito do Paraná, já começaram em quatro municípios do Paraná: Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Maringá. Com apoio de R$ 1.308.420,00 do Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA), o programa contemplará mais de mil jovens em 14 municípios. 

O Aprova é voltado a alunos entre 14 a 18 anos da rede pública que buscam ingressar no ensino superior. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira e seguirão até novembro.

De acordo com o presidente do Conselho Diretor da Gerar (instituto que coordena o cursinho), Francisco Essert, trata-se de uma oportunidade para os jovens realizarem o sonho de iniciar uma graduação. “Os jovens são o nosso futuro e precisam ter oportunidades. O Aprova é uma importante contribuição para que possam ingressar no Ensino Superior e construir uma trajetória de sucesso e realizações, longe da criminalidade”, disse.

Além de contar com recursos do FIA, o Governo do Estado cedeu salas de aulas para o curso. São 15 espaços distribuídos nos 14 municípios atendidos.

O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, participou da aula inaugural de 2023, que aconteceu em Curitiba. Ele destacou que o Aprova leva dignidade aos jovens que não têm condições de pagar um curso pré-vestibular. “Contribui para pavimentar o acesso ao Ensino Superior”, afirmou.

O projeto conta material didático próprio, que aproxima a realidade da teoria. Para aplicá-lo, cerca de 70 professores com experiência em pré-vestibulares passaram por capacitações. Para ser viabilizado, o Aprova também recebe recursos de empresas através da dedução do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

VAGAS E INSCRIÇÕES – Nos quatro municípios em que as aulas se iniciaram, há vagas remanescentes e os interessados ainda têm chance de ingressar no pré-vestibular. Em outras 10 cidades, as inscrições seguirão até o dia 15 de maio e as aulas devem se iniciar no final do mês. São eles: Campina Grande do Sul, Cianorte, Guaraqueçaba, Alvorada do Sul, Ibiporã, Porecatu, Santo Antônio do Caiuá, Itaguajé, Centenário do Sul, Primeiro de Maio. As inscrições podem ser feitas através deste link.

GALERIA DE IMAGENS