Comec solicita alteração de semáforos na BR-116, na Linha Verde e em Fazenda Rio Grande

O objetivo, segundo o documento, é estudar a possibilidade de aumentar o tempo disponível para o tráfego de veículos na rodovia que, conhecidamente, apresenta grandes congestionamentos, em especial nos horários de pico.
15/12/2022 - 18:40

A Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) encaminhou ofício para a Superintendência de Trânsito de Curitiba e para a Prefeitura de Fazenda Rio Grande solicitando apoio dos dois órgãos na análise e eventual alteração da temporização de semáforos existentes na BR-116.

Um está localizado no início da Linha Verde, em Curitiba, em frente à antiga sede da empresa Pluma, e dois na BR-116, no trecho urbano de Fazenda Rio Grande, no cruzamento com a Rua Jatobá, próximo ao Posto Petrobras e em frente à empresa Plastilit.

Segundo a Comec, o tráfego intenso prejudica seriamente a operação do transporte coletivo metropolitano que, nestes horários, chega a levar três vezes o tempo necessário para o mesmo trajeto.

“O trajeto da linha F03, que faz a conexão entre o Terminal de Fazenda Rio Grande e o Terminal do Pinheirinho, é feito em aproximadamente 20 minutos, mas em horários de pico, como às 7h, o mesmo trajeto leva 57 minutos. O impacto deste tempo para a operação do sistema e, obviamente, para o cidadão, é muito significativo e exige de nós soluções imediatas”, destacou o diretor-presidente da Comec, Gilson Santos.

Santos destaca ainda que projetos maiores, como a implementação de uma canaleta exclusiva para ônibus na continuação da Linha Verde, estão em estudo, mas que ainda levará tempo para implementação.