Comboio da Saúde para acelerar cirurgias oftalmológicas chega à Região Metropolitana de Curitiba

A ação da Secretaria de Estado da Saúde deve atender pelo menos 120 pacientes de Campo Largo cadastrados pelo município e zerar a fila pelos procedimentos.
17/05/2022 - 14:50

O Comboio da Saúde chegou à cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta terça-feira (17). A ação da Secretaria de Estado da Saúde, para realização de consultas e exames pré-operatórios para cirurgias de catarata e pterígio, deve atender pelo menos 120 pacientes cadastrados pelo município e zerar a fila pelos procedimentos.

A ideia do mutirão é acelerar os exames e consultas que antecedem a cirurgia oftalmológica, ofertando atendimento regionalizado e descentralizado. Além disso, a estratégia garante um encaminhamento mais ágil, possibilitando a diminuição das filas de espera por cirurgias eletivas no Paraná. Em todo o Estado, mais de 20 mil pessoas aguardam estes procedimentos.

“O comboio é uma estratégia que está sendo multiplicada em alguns municípios, beneficiando principalmente a terceira idade, garantindo inclusão e dignidade para nossos idosos, vindo ao encontro com a regionalização da saúde e ofertando atendimento próximo da casa das pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

O mutirão, iniciado na última quinta-feira (12) em Ibiporã, deve percorrer outros municípios nas próximas semanas. Ao todo, deverão ser realizadas ainda este ano cerca de 5,8 mil cirurgias de catarata e pterígio no Paraná, num investimento de mais de R$ 10,3 milhões do Governo do Estado. O recurso é uma iniciativa à parte do programa Opera Paraná, que já garantiu R$ 150 milhões para cirurgias eletivas.

O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, disse que este trabalho demonstra respeito e inclusão por essas pessoas que agora estão tendo uma oportunidade única de saírem com outro olhar. “Agradecemos ao Governo do Estado por confiar em Campo Largo não só para essa ação, mas em vários outros investimentos”, disse.

VISITA – Ainda nesta terça-feira, Neves visitou as instalações do hospital Médicos de Olhos acompanhado pelo médico Hamilton Moreira. A unidade foi credenciada por meio do edital Sesa nº 30/2022 para atender a demanda de cirurgias de catarata de toda a Macrorregião Leste, que inclui Campo Largo e outros 92 municípios.

PRESENÇAS – Participaram da ação o prefeito de Almirante Tamandaré e presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), Gerson Colodel; a secretária municipal de Saúde de Campo Largo, Danielle Cristine Fedalto; o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, além de servidores e colaboradores municipais e estaduais.