Com visita de embaixador, Paraná e Costa Rica estreitam relações e buscam novos negócios

Vice-governador Darci Piana recebeu o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, e comitiva daquele país. Eles conversaram sobre fortalecimento de laços comerciais. Agenda do embaixador integra uma visita de duas semanas aos três estados do Sul.
Publicação
22/10/2021 - 19:00

Confira o áudio desta notícia

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta sexta-feira (22) o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, e uma comitiva daquele país da América Central, para discutir possibilidades de intensificar relacionamento e trocas comerciais. O encontro foi realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Na reunião, Darci Piana apresentou o cenário socioeconômico do Paraná ao embaixador, destacando a importância do agronegócio para o Estado. Ele enfatizou a liderança na produção de aves e o segundo lugar em suínos. Piana também falou sobre o desenvolvimento da agroindústria no Paraná, agregando valor aos alimentos.

“Esse encontro faz parte de um movimento que devemos fazer sempre: abrir espaço para novos mercados e conversar para fazer novos negócios, tanto para importar como para exportar. O Brasil hoje vende mais do que compra da Costa Rica, mas existem muitos pontos que nos interessam no Paraná, e vamos começar um diálogo para aproximar esses interesses”, pontuou Darci Piana.

​A Costa Rica tem cerca de cinco milhões de habitantes. Sua governança é bastante focada em sustentabilidade, e tem como meta ser o primeiro país a atingir a neutralidade nas emissões de carbono. Também possui 100% da energia proveniente de fontes renováveis. No comércio exterior, a maior parte das exportações são equipamentos médicos, que representam 34% das vendas para fora do país. Na sequência, estão produtos agrícolas (24%) e alimentícios (14%).

Esta foi a primeira visita do embaixador ao Paraná. A agendau envolve uma visita de duas semanas aos três estados do Sul para promover intercâmbio comercial com a Costa Rica. No Paraná, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), o embaixador teve encontros na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na Associação Comercial do Paraná (ACP), e no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

“Os resultados foram ótimos. Esperamos que essa visita dê frutos nos campos comercial, turístico, acadêmico e político. Já conversamos sobre a possibilidade de uma viagem de representantes paranaenses à Costa Rica para estreitar as relações, e vamos conversar para definir qual é o melhor momento para isso”, afirmou Ortiz.

PRESENÇAS Compareceram ao encontro o cônsul honorário da Costa Rica em Curitiba, Sérgio Levy; o assessor do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, secretário Bráulio Pupim; o diretor de relações internacionais da Fecomércio Paraná, Rui Lemes; e o empresário Fábio Alexandre Siebert.

GALERIA DE IMAGENS