Com viadutos concluídos, novo Contorno de Francisco Beltrão entra na reta final

O trecho da rodovia (PR-475), que fará a conexão entre a PR-180 e a PR-483, irá solucionar o problema de tráfego de veículos pesados que impacta as vias urbanas do município. O investimento do governo estadual passa de R$ 38 milhões.
01/03/2023 - 14:10

Com viadutos concluídos e serviços de pavimentação em andamento, as obras para implantação do Contorno Noroeste de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, entraram na reta final. O trecho da rodovia (PR-475), que fará a conexão entre a PR-180 e a PR-483, irá solucionar o problema de tráfego de veículos pesados que impacta as vias urbanas do município. O investimento do Governo do Paraná na obra até o momento é de R$ 28.611.450,04.

O contorno está localizado em um importante polo industrial, formado por indústrias agropecuaristas. Atualmente, o escoamento de cargas, como soja, milho e carnes, é pela PR-180, que corta a área urbana na região Norte de Francisco Beltrão. Com a obra, todo tráfego pesado será pelo contorno. Essa mudança garante segurança aos moradores e motoristas, além de agilidade e economia no transporte.

O Contorno Noroeste de Francisco Beltrão também irá criar um novo eixo de ligação no Sudoeste, em direção a Cascavel ou Pato Branco, e vai fomentar o desenvolvimento da região, que se destaca pelo crescente polo estudantil.

Além disso, o trecho conta com cinco viadutos e uma ponte, todos com obras já concluídas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). As obras de arte especiais foram executadas em contratos próprios e representam R$ 9.399.699,47 de investimento do Estado, totalizando mais de R$ 38 milhões de intervenção. As desapropriações necessárias para realizar a obra representam um montante de R$ 10.124.025,47.

As obras do contorno atingiram 70% de execução e a previsão de entrega é para a metade deste ano. Atualmente, a empresa contratada está executando a pavimentação da interseção com a PR-483 e concluindo o asfalto na interseção com a PR-180. Na sequência, serão feitos serviços de pavimentação de vias marginais e ramos, implantação de dispositivos de segurança viária, sinalização horizontal e vertical.

HISTÓRICO – A construção do Contorno de Francisco Beltrão foi iniciada em 2018, mas atrasou devido aos processos de desapropriações. Em 2019, o DER/PR avançou nesta questão, permitindo a retomada em março de 2020.