Com uso de helicóptero, Polícia Militar recupera caminhão roubado no Oeste do Estado

Veículo estava carregado com aparelhos celulares e cigarros eletrônicos. Dois suspeitos foram presos e um terceiro, que foi baleado, foi socorrido em estado grave e levado ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná.
Publicação
15/05/2025 - 12:30

Confira o áudio desta notícia

Com o apoio de um helicóptero equipado com alta tecnologia, do Projeto Falcão, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) recuperou nesta quarta-feira (14) um caminhão roubado na área rural de Santa Tereza do Oeste, município vizinho de Cascavel, no Oeste do Estado. A ação integrada mobilizou equipes do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), do 6º Batalhão de Polícia Militar e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON).

A carreta havia saído de Chapecó, em Santa Catarina, e de acordo com informações estava carregada inicialmente com produtos de escritório. Quando ela foi localizada, porém, ela estava com cargas de celulares e cigarro eletrônicos, cuja comercialização é ilegal no Brasil.

Durante a operação, um homem de 65 anos foi baleado e levado em estado grave ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Outros dois suspeitos que estavam no local foram presos. Uma mulher, responsável pela chácara onde o veículo e a carga foram encontrados foi detida por receptação. O motorista do caminhão também foi preso, sob suspeita de envolvimento no transporte de produtos contrabandeados.

O veículo e a carga foram encaminhados à Polícia Federal em Cascavel, responsável pelas investigações, que agora apura as circunstâncias do crime e o envolvimento de todos os detidos.

ALTA TECNOLOGIA – A ação teve o apoio da aeronave Falcão 12, do BPMOA, uma das duas utilizadas no Projeto Falcão. Os helicópteros são equipados com câmeras térmicas e sistemas de comunicação de última geração, que permitem localizar suspeitos com precisão, acelerar o tempo de resposta e aumentar a segurança dos envolvidos nas operações.

Desde 2023, as aeronaves do projeto já participaram de mais de mil missões, incluindo interceptações de veículos usados no tráfico de drogas e no contrabando. Elas também atuam em apoio a operações conjuntas com outras forças de segurança, como na ocorrência em Santa Tereza do Oeste.

A operação contou ainda com o apoio de quatro viaturas da PMPR, além de socorristas e um médico do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), bem como do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS