Com saldo de 11.681 vagas, Paraná liderou empregabilidade de mulheres no Sul em fevereiro

O Estado encerrou o mês de fevereiro com 13,87% mais vagas que Santa Catarina no recorte de gênero (10.258 mulheres), e 18,13% a mais que o Rio Grande do Sul, com 9.888 contratações formais no mesmo período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.
Publicação
31/03/2023 - 16:00

Confira o áudio desta notícia

Com um saldo positivo de 11.681 vagas de trabalho ocupadas por mulheres em fevereiro deste ano, o Paraná manteve a liderança no ranking de contratações de mulheres entre os estados do Sul. O Estado encerrou o mês de fevereiro com 13,87% mais vagas que Santa Catarina no recorte de gênero (10.258 mulheres), e 18,13% a mais que o Rio Grande do Sul, com 9.888 contratações formais no mesmo período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

Em âmbito nacional, o Paraná se manteve em 3º lugar, ficando atrás somente do estado de São Paulo, com um saldo de 39.226 mulheres empregadas em fevereiro, e Minas Gerais, com 13.826 empregos ocupados por elas. No geral (homens e mulheres), o Paraná terminou o mês com um saldo positivo de 24.081 empregos com carteira assinada. O resultado (diferença de 162.139 contratações e 138.058 demissões) faz do Estado o mais bem colocado da região Sul e o terceiro do Brasil.

No recorte segmentado, o saldo de emprego entre mulheres foi maior na classe de 18 a 24 anos, com 4.626 contratações formais. As que possuem idade entre 30 e 39 anos conquistaram 2.139 encaixes no mercado formal de trabalho.

O setor que mais empregou mulheres em fevereiro deste ano foi o de serviços, com um saldo de 3.864 colocações. Em seguida estiveram serviços em nível técnico (2.930), serviços administrativos (2.498), profissionais de ciências e artes (2.397), bens industriais (1.105)) e agropecuária (171).

Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a posição que o Paraná ocupa no ranking nacional de empregabilidade de mulheres, perdendo apenas para os dois estados mais populosos do Brasil, reflete os efeitos positivos das políticas adotadas pelo Governo do Estado para valorização da mulher no mercado de trabalho. "Através de nossas Agências do Trabalhador e postos de atendimento, temos intensificado as ações de empregabilidade de mulheres, com oferta de vagas de emprego para elas em todas as regiões do Estado", afirmou.

O secretário também destacou que os indicadores de março devem superar o saldo de mulheres empregadas em fevereiro. Durante o Mês da Mulher, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, promoveu mutirões de emprego para elas em todo o estado.

"O resultado do trabalho feito em toda a rede Sine estadual durante o mês de março deve ampliar a distância entre os estados do Sul e nos aproximar ainda mais do estado de Minas Gerais", disse Moraes. "Estamos em crescimento constante no saldo de geração de empregos, criando oportunidades para todos os paranaenses".

Confira o estudo completo AQUI .

GALERIA DE IMAGENS