23/12/2021 - 09:30

O Governo do Estado formalizou em 2021 a doação de maneira definitiva de 1.211 carros destinados a Estratégia da Saúde da Família (ESF). Com este reforço na frota, as equipes municipais puderam retomar e aumentar o número de atendimentos domiciliares, diretamente dentro da casa dos paranaenses.

Inicialmente, os automóveis seriam destinados exclusivamente para a Política de Atenção à Saúde do Idoso, possibilitando atendimento aos acamados e de mais idade, mas com a chegada da pandemia da Covid-19 em 2020, os profissionais de Saúde também passaram a fazer o acompanhamento de infectados, sequelados e também busca ativa de pessoas para vacinação.

“Estamos resgatando esse programa de Saúde da Família que é tão importante e que ficou esquecido com o passar dos anos no Brasil”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Estes carros dão maior mobilidade para o profissional de Saúde descentralizar o serviço e levar o atendimento até quem mais precisa”.

A divisão dos carros é feita de acordo com o número de equipes da Saúde da Família em cada cidade. Os 399 municípios foram contemplados com, pelo menos, um automóvel cada.

“Se cada automóvel possibilitar cinco consultas domiciliares diárias, serão seis mil ao dia em todo o Estado, 30 mil por semana, 121 mil por mês e quase um milhão e meio de consultas por ano, diretamente na casa das pessoas. Isso é a regionalização proposta pelo governador Ratinho Junior, de levar o serviço de Saúde mais próximo dos paranaenses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

INVESTIMENTO – O investimento total é de mais de R$ 41,7 milhões, sendo esta a maior compra de automóveis da história da Saúde do Estado. Os carros são do modelo Gol, da Volkswagen, e têm motor 1.0, ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas. O valor médio de cada veículo gira em torno de R$ 46,3 mil, mas os automóveis foram adquiridos por R$ 34,5 mil após licitação realizada pelo Estado, uma economia de mais de R$ 14,2 milhões.

ENTREGAS – As entregas foram feitas por regiões, dentro da abrangência das 22 Regionais de Saúde do Estado. Até o momento, o Governo do Estado já realizou 19 entregas, somando 921 automóveis. A nova frota já está à disposição das Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Paranaguá, Maringá, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Metropolitana, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Pato Branco, Guarapuava, Cianorte, Toledo, Ivaiporã e Campo Mourão.

Com reforço na frota dos municípios, Paraná resgata programa de Saúde da Família.