Com recursos do Estado, cinco municípios investirão R$ 23 milhões em melhorias urbanas

Autorizações de licitação foram entregues pelo secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas aos prefeitos de Itapejara d’Oeste, Icaraíma, Terra Boa, Coronel Vivida e Vitorino. Melhorias envolvem barracões industriais, pavimentação e reforma de praças.
02/12/2022 - 12:50

Os municípios de Itapejara d’Oeste, Icaraíma, Terra Boa, Coronel Vivida e Vitorino vão investir em obras e melhorias urbanas que somam quase R$ 23 milhões. As ações são coordenadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) e as autorizações para licitação e homologação foram entregues aos prefeitos pelo secretário Augustinho Zucchi nos últimos dias.

O secretário lembra que o apoio do Estado aos municípios é permanente. "Por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, todos os municípios paranaenses recebem recursos da nossa secretaria para obras que são extremamente importantes para os cidadãos", afirmou. O Governo do Estado alcançou a marca de R$ 3,6 bilhões em investimentos voltados para o desenvolvimento urbano dos 399 municípios do Paraná durante esta gestão. Foram 5.322 ações entre janeiro de 2019 e até setembro deste ano.

Em Itapejara d’Oeste, no Sudoeste, o secretário entregou cinco editais que somam R$ 8,33 milhões – oriundos de Transferência Voluntária da Secretaria e do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O recurso será aplicado na construção de dois barracões industriais e edificações em um Parque Urbano: portal de entrada, concha acústica e quadras de basquete e vôlei.

Também serão executadas reforma e ampliação de mais um barracão, construção e revitalização de praça, uma pista de caminhada com espaços de convivência, bancos, calçadas, paisagismo e iluminação pública.

Os moradores de Icaraíma (Noroeste) serão beneficiados com a revitalização da orla do Porto Camargo. O município recebeu autorização para licitação no valor de R$ 5 milhões, com R$ 251,9 mil de contrapartida, e poderá abrir concorrência nacional para a realização de obras. De acordo com a prefeitura, a área de intervenção é de 14 mil metros quadrados e vai receber calçamento, estacionamento, paisagismo, construção de mirante píeres, infraestrutura elétrica e drenagem.

A prefeitura de Terra Boa (Centro-Oeste) fará pavimentação asfáltica em 6,8 mil metros quadrados de vias urbanas. O edital é de R$ 1,7 milhão. O recurso é do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). Ele será aplicado em pavimentação asfáltica, em uma área de 6.860 metros quadrados, incluindo os serviços necessários, mais sinalização de trânsito, urbanização e meio-fio.

Coronel Vivida (Sudoeste) vai pavimentar 22,88 mil metros quadrados com pedras irregulares. O edital é no valor de R$ 3,4 milhões. São R$ 3 milhões do Estado, a fundo perdido, e mais contrapartida de R$ 402,2 mil. A obra também inclui 6.263 metros quadrados de calçadas e mais 1.926 de meio-fio, no Distrito Vista Alegre.

Em Vitorino (Sudoeste), a Sedu liberou uma licitação no valor R$ 4,54 milhões. Do total, R$ 4 milhões foram por transferência voluntária e R$ 540,5 mil correspondem a contrapartida. Os recursos são destinados à pavimentação asfáltica de uma área de 25.083 metros quadrados sobre pedras irregulares, em vias do bairro Araucária Park.