Com quatro dias, festa junina em Maringá será mais um atrativo na "região dos ipês"

“Maior São João do Sul do País" foi desenhado no formato da festa de Campina Grande, na Paraíba, conhecida como o “maior São João do Mundo". Será mais um dos inúmeros atrativos da Região Turística IGR Encantos dos Ipês.
Publicação
25/05/2023 - 09:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A região Noroeste do Paraná se prepara para receber a primeira edição da festa Rural Maringá Junino. Idealizado para ser o “maior São João do Sul do País”, o evento ocorrerá entre os dias 22 a 25 de junho, no Parque Internacional de Exposições de Maringá. Será mais um dos inúmeros atrativos da Região Turística IGR Encantos dos Ipês – uma das 19 estabelecidas pelo Governo do Estado para explorar melhor as potencialidades locais.

A festa Rural Maringá Junino foi desenhada no formato da de Campina Grande, na Paraíba, conhecida como o “maior São João do Mundo”. Inicialmente, a versão paranaense terá duração de quatro dias, mas o objetivo é que as próximas edições aconteçam durante todo o mês.

Toda a região está apostando na iniciativa. “O calendário de eventos passeia pela maioria das 31 cidades que fazem parte da Região Turística Encantos dos Ipês e essa festa junina terá o mesmo protagonismo da Expoingá, do Rodeio de Colorado, da Festa da Uva, em Marialva, e da Festa das Nações, de Flora”, afirma o secretário estadual de Turismo, Marcio Munes.

Ele ressalta que o Paraná está na vanguarda do turismo sustentável, com destinos que encantam os olhos e mexem com os sentidos de quem desembarca no território ou que mora em qualquer uma das suas 19 regiões turísticas. “A IGR Encantos dos Ipês também tem esse apelo: envolve o agro cada vez mais sustentável com o turismo rural e as vertentes da natureza”, explica.

De acordo com Maria Iraclezia de Araújo, presidente da IGR e da Sociedade Rural de Maringá, o evento tem a proposta de resgatar a tradição de festas juninas da cidade, agora com a roupagem nordestina, incrementada por figurino, comidas, bebidas, quadrilhas e todas as brincadeiras típicas. “Maringá tem talento para a festividade e atores que não estão medindo esforços para engrandecer o turismo no Paraná”, afirma.

As baixas temperaturas dessa época do ano são um componente a mais da viagem. Como explica Claudio Moreda Galleti, superintendente interino da Adetur Encantos dos Ipês, resorts da região estão se preparando para receber bem o turista. “E agora teremos uma festa junina do tamanho da grandeza do Paraná. No frio paranaense, não dá para pensar em programa melhor: diversão, bebida de qualidade, boa comida, conforto e a natureza dando show de cores e conservação”, ressalta.

IPÊS – O nome da IGR já é um convite para a temporada de inverno, quando os ipês estão no início da florada (de junho a novembro) e provocam uma verdadeira explosão de cores nos caminhos dos municípios que integram a Instância de Governança Regional (IGR-8) Encantos dos Ipês.

A natureza fala na região, mas além disso pequenos produtores rurais entregam sabores, cheiros e produtos artesanais. A região, uma das mais prósperas do Estado, reúne produção de café, queijo, cerveja, parques aquáticos, resorts, turismo religioso e ecoturismo.

Caso o viajante tenha um perfil mais cosmopolita, as cidades da região de Maringá têm boas opções de diversão ou descanso. Todo apreciador de cerveja artesanal e café, por exemplo, conhece essa parte do Paraná, que explora as bebidas e possui rótulos premiados e fama internacional.

As cidades de Cianorte e Apucarana, perto de Maringá, também fazem parte da Rota do Queijo. As propriedades oferecem acomodações e toda a diversidade de opções oferecidas pela zona rural.

GALERIA DE IMAGENS