Com novos investimentos, Sanepar levará saneamento a 95% de Campo Mourão

Sanepar amplia ETE Rio do Campo e está licitando obra de modernização e aumento da capacidade de tratamento da ETE Km 119. Essas intervenções vão elevar o atendimento de 90% para 95% da população.
Publicação
30/12/2022 - 10:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A cidade de Campo Mourão, no Centro-Oeste, irá avançar ainda mais nos serviços de coleta e tratamento de esgoto. A Sanepar está ampliando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio do Campo, com investimentos de R$ 44,5 milhões, e licitando a obra que irá aumentar em 185% a capacidade de tratamento da ETE Km 119. Essas intervenções vão elevar o atendimento de 90% para 95% da população.

“O que já está em andamento e o previsto vão posicionar Campo Mourão entre as melhores do país em saneamento”, afirma a gerente regional da Sanepar Araceli Stela.

Na ETE Rio do Campo, estão sendo construídos mais um módulo de tratamento do efluente, dois filtros biológicos, decantadores, 26 leitos de drenagem, automação da unidade de tratamento e unidades complementares necessárias para o processo de tratamento.

A obra irá melhorar a eficiência da estação, modernizando o processo e trazendo ganho ambiental. A previsão é de conclusão em agosto de 2023.

O projeto de ampliação da ETE KM 119 prevê aumentar a capacidade de tratamento dos atuais 70 litros para até 200 litros por segundo, a instalação de dois filtros, de dois decantadores e de leitos de secagem do lodo. De acordo com o edital de licitação, as empresas têm até 4 de janeiro para apresentar suas propostas. A obra terá prazo de 720 dias para ser concluída.

“Mesmo com indicadores muito bons na cidade, a Sanepar não para de investir em Campo Mourão. São obras que vão garantir a segurança operacional do sistema, a qualidade no tratamento, o atendimento ao limite da outorga e de mais imóveis ligados ao sistema”, destaca Araceli.

GALERIA DE IMAGENS