Com nova Agência do Trabalhador, oferta de empregos deve crescer em Toledo

Nova sede da unidade tem quase o dobro do antigo espaço, é climatizada e oferece internet gratuita. Estado é responsável pela estrutura e o município pelos funcionários.
29/11/2022 - 17:40

O município de Toledo, no Oeste do Paraná, ganhou uma nova sede da Agência do Trabalhador. O espaço, localizado no centro da cidade (Avenida São João, 6487), tem 476 metros quadrados, quase o dobro da antiga instalação. É totalmente climatizado, tem internet gratuita e conta com salas preparadas para entrevistas de emprego, uma novidade do prédio novo. Com a ampliação, a expectativa é aumentar as vagas ofertadas aos trabalhadores. Hoje a média diária é de mil vagas.

A gestão é conjunta: o governo estadual é responsável pela estrutura e o município pelos funcionários. “Essa sinergia, a combinação de esforços entre o Governo do Estado e os municípios, faz com que o Oeste viva o pleno emprego. A oferta de vagas é grande e o nosso desafio é capacitar as pessoas em situação de vulnerabilidade para ocupar essas vagas”, afirmou o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, durante a solenidade de inauguração da unidade, nesta terça-feira (30).

“Já realizamos mais de 63 mil atendimentos esse ano, somando 3.283 trabalhadores contratados pelas empresas, que contaram com auxílio no processo de intermediação de mão de obra. Além disso, a prefeitura realizou uma série de melhorias tecnológicas e inovadoras, como o projeto Currículo Top, que nos rendeu o prêmio Gestor Público Paraná”, disse Rodrigo Souza, gerente da agência.

GESTÃO Integrante da rede Sine (Sistema Nacional de Emprego), a Agência do Trabalhador de Toledo é gerida conjuntamente pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), e o município. A Sejuf é responsável pelo aluguel e manutenção do espaço, além de investimentir em melhorias e equipamentos, como carro da agência viabilizado com recursos do Fundo Estadual do Trabalho (FET-PR).

A prefeitura, por meio da Secretaria do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, entra com o corpo de funcionários, é responsável pelo acesso à luz e internet e também investimente como a compra dos novos computadores da agência. Os sistemas utilizados pela rede são de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência.

“A nova agência é um espaço coletivo onde o capital e o trabalho vivem harmonicamente. O Paraná está dando demonstração de que é uma terra de oportunidades. Nos cabe, como gestores, adotar medidas que melhorem as condições de formação e qualificação da mão de obra ofertada para aqueles empreendedores que querem investir no Paraná e em Toledo”, afirmou o prefeito Beto Lunitti.

Nas 216 Agências do Trabalhador administradas pela Rede Sine estadual, a população pode se candidatar às vagas de emprego. As oportunidades são ofertadas pelas empresas e intermediadas pelas agências. Os trabalhadores também podem, nestes espaços, obter apoio através do serviço de orientação profissional e dos programas de microcrédito, além de terem acesso aos direitos trabalhistas como o Seguro-Desemprego.

PROGRAMAS – Nas agências também é possível se inscrever nos programas de qualificação profissional do Governo do Paraná, como as Carretas do Conhecimento, realizado em parceira com a Fundação Volkswagen e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Recomeça Paraná, em parceira com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).