Com mulheres em cargos de liderança, Copel promove ações pela equidade de gênero

A empresa tem um canal de denúncias independente que pode ser utilizado para casos como discriminação e assédio sexual ou moral; possui mulheres em cargos de liderança em número proporcional à participação feminina, e mantém ainda uma Comissão de Diversidade para a promoção de ações educativas e de respeito às pessoas.
07/03/2022 - 17:30

Como empresa signatária do Pacto Global da ONU, a Copel se comprometeu com os esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre os quais estão a equidade de gênero e a eliminação da violência contra a mulher. A empresa conta com um canal de denúncias independente que pode ser utilizado para casos como discriminação e assédio sexual ou moral; possui mulheres em cargos de liderança em número proporcional à participação feminina no quadro da empresa, e mantém ainda uma Comissão de Diversidade para a promoção de ações educativas e de respeito às pessoas.

Neste mês de março, a comissão e a área de Recursos Humanos da empresa vão promover dois eventos dirigidos ao quadro interno e a fornecedores. No Dia da Mulher, nesta terça-feira (08), também será lançado o último vídeo de uma série dedicada à eliminação da violência de gênero. A produção foi concebida pela Comissão de Diversidade e é protagonizada por um grupo teatral formado por colaboradores.

Os três primeiros vídeos já estão publicados no canal da Copel, no YouTube: Homens pelo fim da violência contra a mulher; Em briga de marido e mulher, a gente mete a colher! e Violentômetro.

Outra iniciativa voltada à equidade de gênero é o Projeto Exatamente, que tem por objetivo incentivar meninas do Ensino Médio a ingressarem nas graduações da área de exatas. Iniciado em 2021, o projeto tem previsão de continuidade e ampliação para este ano. As informações sobre ações como esta podem ser encontradas na página www.copelsustentabilidade.com, e no Relato Integrado publicado anualmente.

Na programação de ações formativas que celebram o Dia da Mulher, a Comissão de Diversidade e a área de Recursos Humanos da Copel organizaram para esta terça-feira (08) o evento online Carreira e desafios: um diálogo entre mulheres, com duas palestrantes do comitê Vozes de Curitiba – parte do Grupo Mulheres do Brasil. Através do projeto Diálogos Vozes, o grupo busca dar vozes às mulheres compartilhando suas histórias e inspirando as novas gerações.

Já no dia 25 de março, o treinamento Nossos vieses inconscientes de gênero: novos desafios no mundo do trabalho, será com Mirian Goldenberg, professora titular aposentada do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mirian é colunista da Folha de São Paulo e professora convidada da Casa do Saber, no Rio. Suas pesquisas versam sobre gênero, sexualidade, conjugalidade, corpo e envelhecimento, temas nos quais se tornou referência com mais de 30 livros publicados. O treinamento online é ofertado ao quadro interno, fornecedores e instituições parceiras, e será realizado das 14h30 às 15h50.

DIA DA MULHER – Oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Mulher se tornou um marco de conscientização e luta pelo fim da desigualdade e da violência de gênero.

É comum relacionar a origem da data com o incêndio em 1911 na Triangle Shirtwaist Company (Nova York) – que matou 125 mulheres e 21 homens em 1911 e expôs as condições precárias de trabalho enfrentadas pelas mulheres –, mas também existem outros registros anteriores e posteriores. Entre 1909 e 1920 aconteceram diversas manifestações e conferências na Rússia, nos Estados Unidos e pela Europa que pediam pela igualdade de gênero e a melhoria nas condições de trabalho.