Com melhor gestão do Brasil, Portos do Paraná recebe homenagem da Assembleia

Em sessão solene nesta terça-feira (03), a empresa pública recebeu o diploma de Menção Honrosa. Homenagem é fruto da nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros, no Prêmio Portos + Brasil, do governo federal.
04/10/2023 - 09:00

A Portos do Paraná recebeu uma homenagem nesta terça-feira (03) da Assembleia Legislativa por ter a melhor gestão portuária do Brasil. Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros, no Prêmio Portos + Brasil, do governo federal. Esta é a quarta vez que a empresa pública recebe a premiação, entregue em agosto, em Brasília.

De acordo com o diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia, nos últimos cinco anos e meio, a Portos demonstrou um avanço na infraestrutura, nas melhores práticas, na execução de grandes e importantes obras e também na governança da empresa.

“Esta homenagem destaca o quanto a Portos do Paraná vem se tornando uma liderança em gestão portuária no País. São quatro anos de reconhecimento consecutivo mostrando que, perante o cenário nacional, nós somos a melhor empresa do setor e a melhor gestão profissional. O Paraná consegue demonstrar a evolução e a possibilidade de se ter uma gestão muito eficiente com uma liderança política forte no nosso Estado”, disse.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, agradeceu a homenagem da Assembleia Legislativa. “É uma homenagem a todos os homens e mulheres que representam a força da Portos do Paraná. O reconhecimento nacional veio ao longo de todos estes anos de gestão do governador Ratinho Júnior e nada melhor do que a Casa de Leis do nosso Estado realizar esta homenagem que é de todos os paranaenses, pois o nosso porto é o mais eficiente do Brasil”, afirmou.

A cerimônia foi uma proposição do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri. “Os números falam por si. Pela quarta vez consecutiva a Portos do Paraná recebe este título de melhor Porto do Brasil. O povo paranaense precisa ter orgulho das conquistas das empresas que representam o nosso Estado e este é o nosso objetivo hoje”, afirmou.

O Paraná também foi destaque em mais duas categorias entre os portos públicos na premiação promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Conquistou o primeiro lugar na categoria Variação do Lucro Operacional (EBITDA). O mercado financeiro utiliza o indicador para analisar as práticas contábeis e avaliar a situação financeira, econômica e mercadológica de uma companhia.

Outro reconhecimento foi na categoria Crescimento de Movimentação de Carga Geral: a empresa conquistou o segundo lugar. A métrica mede a quantidade de carga geral movimentada, como cargas em contêineres e veículos, além de produtos em sacas, fardos ou unidades, carregados direto nos porões dos navios.

Ao final da sessão solene foi entregue à Portos do Paraná o diploma de Menção Honrosa.

EVOLUÇÃO – O reconhecimento nacional dos portos de Paranaguá e Antonina ocorre em meio à superação de novas marcas históricas. De janeiro de 2019 a junho de 2023 foram 257,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas, além de recorde de melhor semestre em 50 anos em 2023, maior embarque em 24 horas e maior número de caminhões atendidos no Pátio de Triagem. Nos últimos quatro anos a empresa pública investiu R$ 543,8 milhões nos portos paranaenses. Neste ano, as obras em andamento já somam R$ 91,5 milhões.

Garcia ressaltou ainda a atração de novos investimentos privados com leilões realizados pela autoridade portuária na B3 na ordem de R$ 3,3 bilhões. Desde 2019, foram quatro novos terminais licitados, voltados para movimentação de celulose, veículos, carga geral, granéis líquidos, além de contratos de arrendamentos que foram renovados. Duas áreas tiveram as consultas e audiência públicas realizadas e uma está com sessão pública marcada.

De olho no futuro, os portos paranaenses projetam investimentos de R$ 2,3 bilhões, públicos e privados. As obras envolvem o Corredor de Exportação Leste em Paranaguá, a construção do Moegão para descargas ferroviárias, dragagem, novos silos, armazéns e esteiras transportadoras, entre outros.

PRESENÇAS – Compuseram a mesa de honra os deputados Hussein Bakri, Artagão Júnior, Pedro Paulo Bazana, Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Fabio Oliveira, Márcia Huçulak, Soldado Adriano José, Flávia Francischini e Luiz Fernando Guerra. Também participaram da cerimônia os secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; do Planejamento, Guto Silva; da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; da Administração e Previdência, Elisandro Frigo; o superintendente-geral de Apoio aos Municípios no Estado, Júnior Weiler; o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim; o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais de Paranaguá, João Antônio Lozano Baptista; o diretor-presidente da Ferroeste, André Luis Gonçalves; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Fernando Furiatti; e diretores da Portos do Paraná.