Com investimento de R$ 9,4 milhões, Estado garante reforma de 12 pontes no Sudoeste

O prazo de execução das obras será de cinco meses, a contar após a emissão da ordem de serviço quando o processo de licitação for finalizado. Serão beneficiados Francisco Beltrão, Marmeleiro, Pato Branco, Realeza, Itapejara D’oeste e Dois Vizinhos.
13/01/2023 - 13:50

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai reformar 12 pontes da região Sudoeste, que vão beneficiar moradores de mais de 14 municípios, entre eles Francisco Beltrão, Marmeleiro, Pato Branco, Realeza, Itapejara D’oeste e Dois Vizinhos, além do tráfego de longa distância de rodovias importantes do estado.

As obras estão dividas em duas licitações diferentes, com abertura das propostas de preço marcadas para 3 de fevereiro. Ambas as sessões serão realizadas na sede do DER/PR, com transmissão online e ao vivo pelo canal no YouTube.

As licitações ocorrem na modalidade Concorrência Pública, na qual é declarada vencedora a concorrente que tenha a proposta de preço mais vantajosa para a administração pública, além de apresentar toda documentação necessária, após análise do DER/PR.

O investimento total previsto pelo Governo do Paraná nas obras é de R$ 9,4 milhões, sendo R$ 6.834.095,95 para oito pontes geridas pelo Escritório Regional Vale do Chopim do DER/PR, e outros R$ 2.581.381,11 para quatro pontes do Escritório Regional Centro Sudoeste.

Entre as rodovias beneficiadas, está a PRC-280, que é o principal eixo ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a Capital e o Litoral. Também serão revitalizadas pontes na PR-281, PR-493, PR-566 e PRC-158. Cada ponte pode ser conferida neste mapa, nas abas CP 198/2022 e CP 199/2022.

PACOTE DE OBRAS - O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti, explica que as licitações fazem parte de um plano de reestruturação de pontes, viadutos e galerias em todo o Paraná.

“Temos licitações em andamento para reforma de 195 obras de arte especiais, incluindo pontes, viadutos e passarelas em todas as regiões do Paraná. Isso representa um investimento de mais de R$ 115 milhões, garantindo maior segurança aos usuários da malha rodoviária”, afirma.

O diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, esclarece que os editais preveem reforço das estruturas de concreto, melhorias no pavimento, pinturas externas, instalação de dispositivos de segurança, entre outros serviços.

“Também deixamos previstos no edital que a empresa contratada evite a interdição completa do tráfego nas pontes, e mesmo quando for necessário, realize apenas o bloqueio parcial das vias”, garante.

Confira a lista de estruturas contempladas:

CP 198/2022 – Escritório Regional Vale do Chopim

Ponte Rio Chopim – PR-281 – no limite entre Dois Vizinhos e São Jorge d'Oeste

Ponte Rio Vitorino – PR-493 – Itapejara d'Oeste

Ponte Rio Santana – PR-493 – no limite entre Verê e Itapejara d'Oeste

Ponte Rio Lageado Grande – PR-493 – no limite entre Dois Vizinhos e Verê

Ponte Rio Chopim – PR-566 – no limite entre Coronel Vivida e Itapejara d'Oeste

Ponte Rio Caçadorzinho – PRC-158 – no limite entre Pato Branco e Vitorino

Ponte Rio Pinheiro – PRC-280 – Mariópolis

Ponte Rio Forquilha – PRC-280 – no limite entre Vitorino e Renascença

CP 199/2022 – Escritório Regional Centro Sudoeste

Ponte Rio Mombuco – PR-281 – no limite entre Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste