Com investimento de R$ 1,3 milhão, Governo inaugura Casa de Semiliberdade de Toledo

Unidade reforça atuação da rede de socioeducação do Paraná. Conta com 374 metros quadrados de área construída e tem capacidade para atender 18 adolescentes.
29/11/2022 - 17:30

Nesta terça-feira (29) foram iniciados os serviços na Casa de Semiliberdade de Toledo, no Oeste do Paraná. Localizada no Jardim Coopagro, a unidade conta com 374 metros quadrados de área construída e tem capacidade para atender 18 adolescentes. O investimento na construção foi de R$ 1,3 milhão, com recursos próprios do Tesouro do Estado.

“É um reforço importante para a rede paranaense de atendimento e reinserção na sociedade dos jovens em conflito com a lei”, afirmou o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Rogério Carboni, que participou da solenidade. “São jovens que estão no início de suas vidas, com menos de 18 anos. É dever do Estado tentar de todas as formas trazê-los para o seio da sociedade novamente”, acrescentou.

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, celebrou a inauguração da Semiliberdade, lembrando que o município tem recebido investimentos na atenção aos jovens e adolescentes.

“Isso também vale para aqueles que estão no Centro de Socioeducação (Cense) ou que vão passar aqui pela Semiliberdade”, disse. “Quanto mais investirmos em políticas públicas, tanto as de recuperação e reintegração desses jovens como as de atendimento amplo para evitar que tomem um caminho errado, maior o impacto na sociedade como um todo”.

JUSTIÇA RESTAURATIVA – A Casa de Semiliberdade de Toledo foi pensada para ser uma das primeiras do Estado a adotar a metodologia da Justiça Restaurativa. Trata-se de um modelo de resolução de conflitos que tem o diálogo com principal caminho. O objetivo é fazer com que autor e vítima de casos de violência, bem como as famílias de ambos, tenham a oportunidade de conversar e encontrar juntos a causa dos problemas.

“A Semiliberdade de Toledo nasceu com uma proposta diferenciada e, com o início das atividades, vamos ampliar e cumprir com nossa obrigação administrativa de dar atendimento aos jovens que precisam cumprir medidas de semiliberdade”, destacou a chefe do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease) da Sejuf, Lídia Ivone Ribas.

“É um espaço que pode atender todas as cidades circunvizinhas a Toledo, e está em uma região que tem grande demanda para esse atendimento”, disse.

Segundo o diretor da Casa de Semiliberdade de Toledo, Germano Sandro de Moraes, todo o projeto visa facilitar a reinserção dos jovens na sociedade. “A unidade aguardava apenas a chegada dos novos agentes, que agora foi viabilizada. Temos uma estrutura aconchegante, que lembra uma casa, e a ideia é que o adolescente se sinta acolhido aqui”, disse.

“Queremos que os jovens possam, aqui dentro, realizar cursos e aprimoramentos, e tenham acesso a toda a rede de suporte do próprio município. Já temos convênio com a prefeitura, incluindo o Centro da Juventude, e as perspectivas do trabalho dessa unidade são ótimas”, destacou Moraes.

SOCIOEDUCAÇÃO – O município de Toledo também possui um Centro de Socioeducação (Cense) que foi inaugurado no final de maio de 2020. A unidade tem um espaço físico com capacidade para atender até 60 adolescentes e jovens mas, em decorrência de alguns contingenciamentos, como as regras de limitação da lotação em decorrência da Covid-19, trabalha atualmente com limite de 13 pessoas.

O investimento para a construção do local de 4,5 mil m² foi de R$ 14,6 milhões, com financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).