Com integração de câmeras e bancos de dados, forças policiais reforçam segurança da Capital

A operação de Natal será executada por representantes das polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Curitiba, Ministério Público do Paraná, Conselho de Segurança da Área Central e Associação Comercial do Paraná (ACP).
13/12/2022 - 17:00

Uma ação conjunta envolvendo as forças de segurança de Curitiba vai reforçar o policiamento para prevenir furtos e roubos praticados no centro da Capital. A operação será executada por representantes das polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Curitiba, Ministério Público do Paraná, Conselho de Segurança da Área Central e Associação Comercial do Paraná (ACP).

As forças terão auxílio de tecnologia para o monitoramento da região e cruzamento de dados, possibilitando a identificação de suspeitos e quadrilhas de receptação. Neste período do ano, o comércio funciona em horário ampliado e há grande trânsito de pessoas nas ruas. Com mais efetivo nas ruas, as polícias Civil e Militar estão atuando com patrulhamento ostensivo e serviços de orientações à população.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, afirmou que a integração entre as forças é essencial para que a população esteja mais segura no período de festas. “Estamos atuando em colaboração com as instituições de segurança pública da Capital. A troca de informação entre as forças e o reforço no policiamento, aliado à tecnologia de ponta, colaboram para evitar crimes neste período de maior circulação de pessoas”, disse.

“Cada instituição envolvida nesta iniciativa já possui seu próprio banco de dados. Estamos cruzando essas informações para a identificação não só de quem pratica o furto como também de quem compra e revende mercadorias ilícitas. Isso permite uma atuação rápida no sentido de investigar, coibir e desarticular essas redes criminosas que atuam no centro”, explicou o promotor de Justiça Marcelo Adolfo Rodrigues, do Grupo de Atuação em Segurança Pública do Ministério Público do Paraná.

“Essa ação vai nos ajudar a atuar ainda mais próximos da população. Futuramente, pretendemos expandir essa iniciativa para os demais bairros de Curitiba”, explicou a capitã Carolina Zancan, do 12º Batalhão de Polícia Militar. “Nós orientamos que as pessoas evitem andar com celular à mostra. Preferencialmente, circulem com o aparelho na bolsa ou no bolso da frente da calça. É importante não facilitar a ação de criminosos”.

O delegado Pedro Felippe orienta sobre o registro do boletim de ocorrência. “As vítimas podem registrar os seus boletins de ocorrência pela delegacia eletrônica, através do site da Polícia Civil do Paraná, ou nas unidades policiais. É muito importante que todo aquele que foi vítima de uma ação criminosa registre a ocorrência porque é através desse registro que a Polícia Civil toma conhecimento da ação e começa a investigação”, explicou.

Já a Guarda Municipal de Curitiba está empregando todo o seu efetivo, de aproximadamente 1.500 servidores, além do monitoramento em tempo real das 1.400 câmeras da Muralha Digital, o cerco de segurança da Prefeitura de Curitiba. “Além dos locais em que ocorrem as atividades temáticas do Natal de Curitiba, a corporação também está mais presente nos eixos comerciais. É um trabalho diuturno para que todos possam fazer suas compras e aproveitar as festividades com tranquilidade”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Além dos postos fixos da GM e das equipes em patrulhamento, a população também pode solicitar o apoio pelo telefone de emergência (153) da Guarda Municipal.

A ACP apoia a iniciativa que traz mais segurança para as pessoas e colabora para o bom ambiente da economia. “Quando a pessoa se sente segura, com o policiamento mais ostensivo, ações de conscientização e proteção ao patrimônio, ela também se sente mais tranquila para realizar compras, comer e passear. Tudo isso é fundamental para a economia, ainda mais em uma época tão importante para o comércio”, disse o presidente da entidade, Camilo Turmina.

Ele ainda lembra da ação da entidade em apoiar comerciantes e empresários da região na instalação de câmeras de monitoramento com acesso liberado para as forças de segurança. “Estamos incentivando que empresários lojistas coloquem câmeras de filmagem externas ao estabelecimento. Dessa forma, construímos uma barreira digital de monitoramento 24 horas com imagens que ficam armazenadas”, completou.