Com ideias inovadoras de estudantes, Apucarana encerra 1ª etapa do Ideathon Paraná

A maratona desafiou os jovens a desenvolver soluções inovadoras com o tema "Cidades Inteligentes", visando tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis.
Publicação
19/10/2023 - 12:56

Confira o áudio desta notícia

Após três dias intensos de criatividade, colaboração e inovação, o Ideathon Paraná 2023 encerrou entre 16 e 18 a primeira etapa, realizada em Apucarana. A maratona desafiou os jovens a desenvolver soluções inovadoras com o tema "Cidades Inteligentes", visando tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis.

Duzentos alunos de escolas públicas e privadas apresentaram suas ideias e projetos desenvolvidos ao longo da maratona, divididos em duas categorias: alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II e alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Agência Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR) e prefeituras. As informações sobre as próximas etapas estão disponíveis no site oficial do Ideathon Paraná 2023.

O coordenador de Relações Institucionais da SEI, Marcus von Borstel, ressaltou a importância de levar a inovação para as cidades e comunidades. “O Ideathon Paraná tem como objetivo estimular os jovens a pensar e agir de forma inovadora, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em suas cidades. Em Apucarana, foram 32 equipes trabalhando em seis desafios diferentes, com soluções em saúde, segurança pública, economia, cultura e lazer”, afirmou.

O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, expressou o orgulho da cidade em sediar o Ideathon Paraná 2023. “Completei 50 anos de idade e somente há três meses aprendi a fazer ‘stories’ nas redes sociais. Minha geração não teve a oportunidade de participar de eventos como estes, de troca de ideias, de conhecimentos, onde é possível fazer novas amizades e ainda colaborar com o desenvolvimento da cidade, propondo ações inovadoras. Jovens pensando em soluções para as cidades serem cada vez mais inteligentes, esse é o Paraná no caminho da inovação”, disse o prefeito.

VENCEDORES - Foram premiadas três equipes de cada categoria. Do Ensino Fundamental II, o grupo vencedor foi o ‘Segurança Pública de Apucarana’. “Achei a experiência ótima, conheci novos amigos e gostaria que tivesse novas edições”, disse um dos alunos da equipe vencedora, Lincoln Bianchi, 14 anos, do Colégio Estadual Carlos Massareto. O 2º lugar ficou com a equipe “Tech”, com o tema Saúde Pública, e em 3° lugar a equipe “Fire Girls”, com o tema Acesso a Serviços Públicos.

As premiações do Ensino Médio foram: 1° lugar para a equipe “Health”, com o tema “Saúde Pública”; 2º lugar para a equipe “Os míopes”, com o tema Economia local; e o 3º lugar para equipe “R-evolution”, com o tema Economia local. “Aprendi a trabalhar em equipe, fiz novas amizades e tive muitas experiências que vou levar para vida”, destaca Elias de Osti, 15 anos, aluno do Colégio Cerávolo.

PRÓXIMAS ETAPAS - O evento ocorreria simultaneamente nesta semana em 15 municípios, mas devido às fortes chuvas no Estado as etapas serão desenvolvidas semanalmente em todo Paraná, conforme a disponibilidade de cada cidade.

A segunda etapa do Ideathon Paraná 2023 ocorrerá em Curitiba na próxima semana, nos dias 23, 24 e 25. Nos três dias, a maratona será no período da tarde, no Centro Universitário UniOpet do Centro Cívico.

Já a terceira etapa está programada para acontecer em Toledo, nos dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, sendo no dia 26 no período da tarde e no dia 27 em dois turnos (manhã e tarde).

GALERIA DE IMAGENS