Com foco em conter erosões, Comitê das Bacias do Piraponema se reúne nesta quinta-feira

Região Noroeste vai debater políticas públicas referentes ao uso dos recursos hídricos, além de iniciar um debate sobre erosão nas cidades que formam as Bacias do Rio Pirapó/Paranapanema 3 e 4. Encontro será transmitidos pelo Youtube, garantindo transparência das decisões.
23/03/2023 - 10:20

O Comitê das Bacias do Rio Pirapó/Paranapanema 3 e 4 (CBH Piraponema) se reúne nesta quinta-feira (23), às 14 horas, para debater a respeito da gestão dos recursos hídricos na Região Noroeste do Paraná. Será a 39ª Reunião Ordinária do grupo e o primeiro encontro de 2023.

A plenária acontecerá em ambiente virtual, pela plataforma o Zoom, para os representantes do comitê, mas com transmissão simultânea pelo canal do YouTube Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná para o público em geral. O objetivo é garantir transparência nas decisões acerca da utilização adequada das águas.

A pauta principal é a atualização do regimento interno que está sendo realizada pela Câmara de Técnica dos Instrumentos de Gestão do comitê. Haverá ainda uma apresentação do Instituto Água e Terra (IAT) sobre as causas e os trabalhos mitigatórios em andamento para conter as erosões em diferentes cidades da região.

COMITÊS – Os comitês são responsáveis pela gestão das políticas públicas referentes aos usos dos recursos hídricos, a fim de garantir água em quantidade e qualidade para a população, além de preservar seu entorno e a biodiversidade.

O IAT é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva deles. O Comitê Paranapanema é formado por representantes do Estado, de prefeituras municipais e sociedade civil.