Com apresentação no Guairinha, "Itan e Tal" abre temporada 2023 do Crianças no Teatro

As apresentações terão acessibilidade em Libras e acontecem no sábado e no domingo (18 e 19 de março), às 16 horas. Programa foi anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, como forma de estimular o teatro no Paraná.
Publicação
09/03/2023 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O espetáculo “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá, abre as atividades de 2023 do Crianças no Teatro, programa da Secretaria de Estado da Cultura e PalcoParaná, que tem como objetivo levar a arte cênica de forma gratuita para um público de 06 a 12 anos de várias cidades.

As apresentações terão acessibilidade em Libras e acontecem no sábado e no domingo (18 e 19 de março), às 16 horas, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), em Curitiba. A bilheteria abre uma hora antes para que o público possa retirar o ingresso.

O espetáculo traz reflexões acerca da diversidade. Nati é uma menina pretinha que canta e adora brincar. Ao inventar o jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome ao contrário é Itan. Então inicia uma profunda jornada em busca do significado dessa palavra, encontrando a sua história afro-indígena, através de uma viagem ao passado e ao futuro.

“Essa segunda fase do Crianças no Teatro faz parte do programa do Lote 1, responsável por atender a região de Curitiba e do Litoral. Depois o espetáculo segue para Campina Grande do Sul, Antonina e Paranaguá. É uma grande oportunidade de colocar as crianças em contato com uma discussão atual e que convida ao pensamento”, afirma Laura Haddad, coordenadora de Desenvolvimento da Economia da Cultura, da SEEC.

PROJETOAnunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho de 2022, em um grande evento no Teatro Guaíra, o projeto é inédito nesse formato no Paraná. Ele conta com apoio da Audi Brasil e tem como objetivo descentralizar as ações culturais e trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas.

Além da recepção cultural e da apresentação da peça, os alunos e os educadores são convidados para uma conversa mediada ao fim do espetáculo, como forma de compreensão e reconhecimento do espaço artístico. Os educadores terão acesso a uma cartilha educacional digital, por meio de QR Code, com jogos teatrais – um excelente recurso didático coletivo e reflexivo – para serem utilizados em salas de aula e como ferramenta de jogos lúdicos e de brincadeiras improvisatórias que são utilizadas na preparação teatral e artística.

O espetáculo da primeira fase, apresentado na região de Francisco Beltrão e Pato Branco em 2022, foi “A Princesa Cansada e o Animal Bocejante”, de Neumar Michaliszyn, com produção da Carnívora Cia. de Teatro em colaboração com a Parnaxx. A produção levou mais de 11 mil pequenos espectadores ao teatro, muitos pela primeira vez. 

Além das cidades-sede, o objetivo do programa é atender as crianças de municípios vizinhos. O projeto Crianças no Teatro totalizará 132 apresentações na primeira edição. Este ano, estão previstas agendas em Maringá, Umuarama, Londrina, Cornélio Procópio, Cascavel, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, entre outros municípios.

Serviço:

“Itan e Tal” 

Dias 18 e 19 de março, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro

Entrada gratuita - a distribuição dos ingressos será feita na bilheteria uma hora antes do espetáculo.

GALERIA DE IMAGENS