Com aporte de R$ 35,3 milhões, novo contorno de Francisco Beltrão atinge 75% de conclusão

Pavimentação do trecho de mais de 5 quilômetros do eixo foi o serviço que mais avançou no último mês. Há ainda cinco viadutos e uma ponte, todos com obras já concluídas pelo DER/PR.
12/04/2023 - 08:59

As obras do novo Contorno Noroeste de Francisco Beltrão atingiram 75,31% de conclusão, segundo a medição mais recente feita em março pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 35.318.825,14. O destaque do último mês foi o avanço dos serviços de pavimentação, que já atingiram quase 80% do novo contorno.

Também avançaram os trabalhos de obras de arte correntes e drenagens, tantos as profundas quanto as superficiais. Na sequência, serão finalizados os serviços de pavimentação de vias marginais e ramos, implantação de dispositivos de segurança viária, sinalização horizontal e vertical.

O trecho ainda conta com cinco viadutos e uma ponte, todos com obras já concluídas pelo DER/PR. Eles foram executados em contratos próprios e representam R$ 9.399.699,47 de investimento do Estado, totalizando mais de R$ 38 milhões de intervenção. As desapropriações necessárias representam um montante de R$ 10.124.025,47.

O contorno está localizado em um importante polo industrial, formado por industrias agropecuaristas. Com 5,2 quilômetros de extensão, o novo eixo (PR-475) irá conectar a PR-180 e a PR-483 solucionando o problema de tráfego de veículos pesados que impacta as vias urbanas do município. Atualmente, o escoamento de cargas, como soja, milho e carnes, é realizado pela PR-180, que corta a área urbana na região Norte de Francisco Beltrão.

Além disso, o contorno irá favorecer uma nova ligação de longa distância no Sudoeste, em direção a Cascavel ou Pato Branco, fomentando ainda mais o desenvolvimento da região, que se destaca pelo crescente polo estudantil.

HISTÓRICO – A construção do Contorno de Francisco Beltrão foi iniciada em 2018, mas atrasou devido aos processos de desapropriações. Em 2019, o DER/PR avançou nesta questão, permitindo a retomada em março de 2020. A previsão de entrega atual é para a metade de 2023.