Com aporte de R$ 1,2 milhão do Estado, UEPG conta com mais 45 consultórios odontológicos

Os recursos foram destinados para modernização de equipamentos, incluindo aparelhos de radiologia digital, que utilizam o computador para visualizar as estruturas internas do paciente com mais precisão. Ao todo, são sete clínicas com 105 consultórios que atendem, gratuitamente, cerca de 35 mil pacientes por ano de toda a região dos Campos Gerais.
08/03/2024 - 15:20

Com investimento de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) já disponibiliza as novas instalações de três clínicas odontológicas, que passam a contar com 45 novos consultórios para as atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão do curso de Odontologia. Ao todo, são sete clínicas com 105 consultórios que atendem, gratuitamente, cerca de 35 mil pacientes por ano de toda a região dos Campos Gerais.

O aporte financeiro foi destinado para modernização de equipamentos, incluindo aparelhos de radiologia digital, que utilizam o computador para visualizar as estruturas internas do organismo do paciente com mais precisão. Os recursos são do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, dotação orçamentária administrada pela secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Com um sistema de radiografia inteiramente digitalizado, mais sustentável e menos nocivo ao meio ambiente e ao cidadão, a UEPG pretende oferecer um ambiente mais adequado para estudantes e professores dos cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia, além de aumentar a eficiência no atendimento à população.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, enfatiza a importância do investimento público para o desenvolvimento científico. “O Paraná, mais do que quadruplicou os recursos destinados a programas e projetos de ciência e tecnologia nos últimos anos, o que permite investimentos como este das clínicas da UEPG. Por serem ambientes de ensino, pesquisa e atendimento à comunidade, o investimento é muito relevante e auxilia na prestação de serviço para a população que mais precisa do poder público”, afirma.

Ele ressalta o benefício desses recursos com impacto na formação de novos profissionais e na prestação de serviços para a população. “As clínicas odontológicas da UEPG necessitavam de equipamentos mais modernos para o avanço de infraestrutura e para o ensino da graduação e pós-graduação, sobretudo para o atendimento à comunidade”, diz.

Segundo o reitor Miguel Sanches Neto, o investimento é importante para fortalecer os papéis de formação e extensão universitária. “A modernização das clínicas é um exemplo de investimento no ensino, na pesquisa e na pós-graduação de um dos cursos mais qualificados da Universidade e reforça o compromisso com a população, uma vez que atendem pessoas que procuram a nossa universidade para tratamentos de saúde bucal”, salienta.

CURSOS – O curso de Odontologia da UEPG oferta 60 vagas anuais e tem duração de cinco anos. Implantado na antiga Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia, a graduação soma 68 anos. Os cursos de pós-graduação em Odontologia (mestrado e doutorado) foram instituídos em 2002 e 2009, respectivamente, e já formaram 243 mestres e 103 doutores, que atuam nos setores produtivos empresarial e acadêmico. Atualmente, são 33 alunos de mestrado e 48 de doutorado, que desenvolvem suas pesquisas e qualificação profissional na instituição.

Os alunos e professores de graduação e pós-graduação fazem atendimentos em áreas especializadas da Odontologia. Em média, 160 pessoas são atendidas diariamente em 105 cadeiras disponibilizadas à comunidade. Nas sete clínicas são desenvolvidas diversas disciplinas práticas, como cariologia, dentística, diagnóstico bucal, cirurgia bucal, endodontia, estética, imaginologia, implantodontia, ortodontia, periodontia, planejamento oclusal, prática de saúde bucal, reabilitação bucal, entre outras.

A professora Stella Kossatz Pereira, chefe do Departamento de Odontologia da UEPG, destaca que a modernização das clínicas vai favorecer o atendimento à comunidade, um dos pilares do trabalho desenvolvido pela instituição. “A modernização de três das sete clínicas odontológicas da UEPG e a aquisição de equipamentos de radiologia digital proporciona para os estudantes do curso, uma melhora no ensino, na aprendizagem e também no atendimento aos serviços prestados para a comunidade”, afirma.

Ela sinaliza a melhoria do curso a partir da atualização tecnológica das clínicas. “O diferencial do nosso curso é a capacitação prática do aluno em todos os níveis de atuação, ou seja, ensino, pesquisa e extensão, pois eles atuam em programas de extensão na comunidade rural, em unidades básicas de saúde e no hospital universitário, além de terem um programa de pós-graduação reconhecido nacionalmente”, acrescenta.

Em parceria com o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, os estudantes de Odontologia da UEPG desenvolvem atividades nos programas de Residência da área da saúde. Também desenvolvem um programa de extensão que atende pacientes dos distritos de Itaiacoca e Guaragi, na zona rural de Ponta Grossa.

PESQUISA – A UEPG conta, ainda, com o Centro de Odontologia Digital (COD) e a Liga Odontológica de Diagnóstico por Imagem (Lodi), unidades acadêmicas que contribuem diretamente com a experiência de ensino e pesquisa de alunos de graduação e pós-graduação. No COD, os universitários têm contato com equipamentos de modelagem e impressão tridimensional de próteses dentais e na Lodi as atividades são direcionadas para a radiologia odontológica e imaginologia, estudo de órgãos e sistemas do corpo por exames de imagem.

ATENDIMENTO GRATUITO – Os cidadãos podem buscar atendimento odontológico gratuito na UEPG de segunda a sexta-feira, entre 8h15 e 17 horas, por meio do telefone (42) 3220-3142 ou na recepção das clínicas, no Bloco M do Câmpus Uvaranas (Avenida General Carlos Cavalcanti – Uvaranas).