Com apoio dos três clubes de Curitiba, campanha incentiva população a doar sangue

“Doe Sangue pelo Esporte” é a campanha realizada pelo Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba desde 2003. A edição deste ano foi lançada nesta quinta-feira (01). Os doadores que quiserem participar da campanha devem se identificar no atendimento do Hemepar, com o CÓD. 39.
01/06/2023 - 15:50

O Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba unem forças para sensibilizar atletas, seus familiares e amigos e a população em geral para a doação de sangue. A iniciativa faz parte da campanha “Doe Sangue pelo Esporte”, desenvolvida desde 2003 pela Secretaria estadual da Saúde, por meio do Hemepar, e a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba. A edição deste ano começou nesta quinta-feira (01) e segue até 21 de julho.

O objetivo é incentivar a doação de sangue e ampliar o número de cadastrados como doadores de medula óssea. A iniciativa também tem o apoio de três clubes de futebol profissional, o Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná Clube, que ofereceram as camisas oficiais com as assinaturas dos jogadores. Para quem gosta de futebol, é um incentivo extra, já que as camisas serão sorteadas aos doadores participantes da campanha.

“As ações que envolvem Saúde e Esporte têm tudo para dar certo. Os atletas estão doando sangue, além de incentivar outras pessoas a fazê-lo”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “São exemplos a serem replicados, em prol de uma causa muito nobre. A necessidade de sangue é diária. Se recebemos menos doações em um dia isso impacta em toda a rede do Hemepar”.

As ações acontecem especialmente entre o final do outono e início do inverno, quando, devido ao frio e às férias escolares, ocorre uma queda no número de doações. O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Junior, destaca a parceria de longa data e a união de forças para transmitir à população a importância da doação de sangue, principalmente nesta época. “Os atletas estarão engajados nessa causa. Convidamos a todos a procurarem o Hemepar”, afirmou.

AJUDAR O PRÓXIMO – O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemocomponentes do Estado graças às doações dos voluntários. A necessidade de coleta para atender a demanda em Curitiba e Região Metropolitana é de cerca de 180 bolsas por dia.

Carlos Jacó, atleta de vôlei sentado, participou da campanha de lançamento e aproveitou o momento para doar. Ele já havia doado outras vezes e considera que o próximo é o maior incentivo que as pessoas devem ter para doar. “Estamos apoiando este projeto, esta parceria. É muito gratificante, estou muito feliz por participar”, disse.

Os doadores que quiserem participar da campanha devem se identificar no atendimento do Hemepar, com o CÓD. 39. Somente com esta identificação poderão concorrer ao sorteio com as camisas autografadas dos clubes paranaenses.

“Além de impactar no nosso estoque, a campanha traz um fator educativo, não só para os atletas como também para a família e amigos. Muitos deles continuam doadores regulares, e isso é o mais importante”, comemorou a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza. “Este é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Cada doação pode salvar até quatro vidas, por isso a importância em sempre manter nossos estoques estáveis”.

CADASTRO PARA MEDULA – Para se cadastrar como doador de medula basta dirigir-se até um Hemocentro, preencher um cadastro e coletar uma pequena amostra de sangue para a realização do exame HLA. Os dados do doador e os resultados do exame são inseridos no Registro de Dadores de Medula Óssea (Redome) e, quando é apontada a compatibilidade, o doador é chamado para exames confirmatórios.

PARA DOAR – Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). É possível agendar a doação clicando AQUI.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento o diretor de Unidades Próprias da Secretaria estadual da Saúde, Guilherme Graziani; o diretor do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da secretaria municipal, Guilherme Schlichta; os vereadores Marcelo Fachinello, Pier Paulo Petruziello e Alexandre Leprevost; os representantes do Club Athletico Paranaense, Rubens Neves e Roberto Bonnet, e do Biobanco, Giorgio Roberto Baldanzi; além de organizações esportivas, assessores, servidores do Hemepar e atletas.