Com apoio do BRDE, 106 crianças e adolescentes iniciam aulas de música em Araucária

O Projeto Orquestra Cordas do Iguaçu atende um total 412 alunos de famílias de baixa renda, na faixa etária de 5 a 17 anos, em outras unidades que funcionam em Curitiba, Tunas do Paraná e Balsa Nova, também apoiadas pelo BRDE.
30/04/2023 - 09:30

Na primeira quinzena de abril, 106 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, começaram aulas de música por meio do projeto Orquestra Cordas do Iguaçu, que recebeu recursos via Lei de Incentivos Fiscais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

São 412 alunos no total, na faixa etária de 5 a 17 anos, atendidos pelo projeto em outras unidades que funcionam em Curitiba, Tunas do Paraná e Balsa Nova, também apoiadas pelo BRDE.

Há três anos o banco é apoiador do Cordas do Iguaçu, a partir de aprovação do projeto, por meio de edital publicado no site de Incentivos Fiscais do banco.

As propostas, conforme a natureza, devem obedecer os critérios das leis federais de Incentivo à Cultura, Audiovisual, Incentivo ao Esporte, Fundo da Infância e da Adolescência, Estatuto do Idoso e Fundo Nacional do Idoso, Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e Pronas (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência).

“O BRDE atua como um parceiro social ao contribuir, por meio da renúncia fiscal, para o desenvolvimento social e econômico de uma região, através de projetos que contemplam cada setor. A cultura, o esporte, a saúde e o social são essenciais para uma sociedade alcançar melhor qualidade de vida”, explicou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

As crianças e adolescentes atendidos pelo Cordas do Iguaçu aprendem a tocar um instrumento musical, e assim começam sua jornada de aprendizado. De acordo com o diretor e idealizador do projeto, o maestro José Maria Magalhães Silva, os alunos apresentam gradativamente uma mudança de comportamento ao frequentar as aulas.

“Em todas as unidades temos o mesmo relato de melhora no desempenho escolar, com maior atenção e dedicação aos estudos. No âmbito das famílias, vemos uma aproximação destas com as crianças, acompanhando seus esforços e resultados”, conta.

“O BRDE não nos dá apenas apoio financeiro. O banco reforça nossa credibilidade, uma alavanca para que possamos buscar novos apoiadores”, destaca.

O banco vai lançar ainda no primeiro semestre uma cartilha digital dirigida às empresas, sobre como ser um parceiro social de um projeto enquadrado na Leis de Incentivos Fiscais.