Com R$ 6,4 milhões do Estado, Campina Grande do Sul pavimenta área de 40 mil m²

Os recursos disponibilizados pela Secretaria das Cidades (Secid), via Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), estão sendo utilizados pela prefeitura em pavimentação de diversas vias urbanas. O maior valor investido, de R$ 1,4 milhão, está no bairro João Paulo II.
15/04/2024 - 11:40

O Governo do Estado está investindo R$ 6,4 milhões em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os recursos disponibilizados pela Secretaria das Cidades (Secid), via Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), são utilizados pela prefeitura em pavimentação de diversas vias urbanas. São mais de 40 mil metros quadrados de revestimento asfáltico em CBUQ, incluindo serviços preliminares, terraplanagem, drenagem, base e sub-base, meio-fio e sarjeta, revestimento, paisagismo, sinalização de trânsito, ensaios tecnológicos e placas de comunicação.

O secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, ressaltou que o asfalto muda a vida das pessoas, trazendo mais conforto, segurança e qualidade de vida. “Essas pavimentações são mais do que obras de infraestrutura. Elas trazem conforto para as famílias que ali vivem, além de valorizar os imóveis e o comércio local. Campina Grande do Sul ganha mais qualidade de vida com todo esse investimento realizado na parceria da prefeitura com o Estado”, afirmou.

O maior valor investido, de R$ 1,4 milhão, está no bairro João Paulo II, onde as obras nas ruas Jorge Calisto Andrade, Atanazildo Bonfim, Antônio Kustel Sobrinho e Gilberto Mauricio de Oliveira já atingiram 9% de execução. O bairro João Paulo II e o bairro Jardim da Colina são contemplados também com obras nas ruas Antônio Kustel Sobrinho, Antônio Meirelles Sobrinho e Valdomiro Souza Hathy. O investimento é de R$ 1,2 milhão, com 56% de execução.

O lote em que as obras estão mais avançadas, com 84%, é o que conta com trechos das ruas Sabastião da Costa Franco e Atanazildo Bonfim. O investimento é de R$ 637 mil. Por fim, no Bairro Timbú, são R$ 1,2 milhão para a pavimentação da Rua Annibali Ferrarini, que já alcançou 46% de execução. Quando os nomes de ruas se repetem referem-se a trechos diferentes.

Para o prefeito Bihl Zanetti, o trabalho em conjunto entre município e governo do Estado traz grandes benefícios para o cidadão. “Uma parceria importante, um olhar muito bom que o governador Ratinho Junior tem com o nosso município e com a Região Metropolitana. São melhorias nas ruas dos bairros, pavimentações, calçadas, acessibilidade, paisagismo, enfim, toda infraestrutura que uma cidade precisa”, destacou.

QUALIDADE DE VIDA – Morando há oito anos no Bairro João Paulo II, Airton Aparecido Cordeiro afirma que, com a chegada do asfalto, a qualidade de vida melhorou 100%. “Quando vim morar aqui era rua de chão, com buracos, o que dificultava a saída de carro, moto e até a pé para pegar ônibus. Agora está 100% melhor com asfalto e calçada. Sem a poeira é mais qualidade de vida inclusive na saúde”, disse.

Rafael Pereira de Ramos, proprietário de um mercado no mesmo bairro, destaca que as obras irão trazer crescimento e valorização para a vizinhança. "Vai melhorar o comércio e nossa infraestrutura, beneficiando todos os moradores”, ressaltou o comerciante.

Para Joelma Aparecida do Carmo, que trabalha como gerente há oito meses no mercado de Rafael, os moradores tinham dificuldade de sair de casa e fazer as compras. “Era muito pó e em dias de chuva muita lama, inclusive os moradores não conseguiam nem sair de casa e isso era muito ruim para o comércio. Agora a região vai valorizar bastante com essa obra maravilhosa”, contou.

MAIS OBRAS – Além dessas obras já em execução, o município tem programado mais R$ 1,9 milhão via SFM para pavimentação das ruas Ângelo Antônio Zanchettin, Pedro Bassardi e Pedro Dal Prá Filho, no Jardim Paulista. As obras iniciam nos próximos dias.

Campina Grande do Sul também recebeu a liberação de R$ 320 mil através de recursos via Transferência Voluntária, quando não há necessidade do município retornar os recursos ao cofre público estadual, por meio da secretaria das Cidades, para construção de um “Meu Campinho”, projeto que contém um campo de futebol de grama sintética, incluindo infraestrutura urbana e paisagismo, que será edificado no Bairro Jardim Santa Rosa. O investimento total na obra ainda conta com contrapartida municipal no valor de R$ 204 mil.