Com 200 cidades visitadas, CGE cumpre meta do Estado para avaliar serviços públicos

O programa itinerante da Controladoria-Geral do Estado (CGE) avalia o grau de satisfação de usuários de serviços presenciais oferecidos ao cidadão.
Publicação
14/12/2021 - 15:50

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Duzentas cidades receberam a visita do programa itinerante da Controladoria-Geral do Estado (CGE), que avalia o grau de satisfação de usuários de serviços presenciais oferecidos ao cidadão. O resultado completa a meta estipulada no Plano Plurianual (PPA) com um ano de antecedência, apesar das restrições impostas pela pandemia, e assegura sua continuação para os próximos anos.

Foram entrevistadas 4.549 pessoas em 353 locais de atendimento ao público, localizados em 200 cidades de todas as regiões do Estado. O cumprimento da meta foi apresentado nesta terça-feira (14) pela equipe executora do programa ao controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. Ele explicou que o incentivo à manifestação do cidadão foi um dos objetivos da criação do programa.

“O Governo do Estado trabalha pela população paranaense. Temos que ouvir quem usa os serviços para obtermos a melhoria contínua dos serviços e consolidar o Paraná como referência de gestão”, afirmou Siqueira.

O controlador-geral reforçou que a iniciativa é inédita para as controladorias-gerais de estados. Ele esclareceu que cada ação gera relatórios, encaminhados à gestão do órgão ou entidade responsável pelo serviço para que possa aprimorá-lo.

O Programa CGE Itinerante atua como ouvidoria ativa, em que o usuário de determinado serviço é entrevistado logo depois do atendimento. Em seguida, ele recebe informações a respeito do Portal da Transparência do Estado e como entrar em contato com a Ouvidoria Geral, para estimular o controle social sobre a administração pública.

PANDEMIA – As visitas começaram em setembro de 2019, a unidades do Detran e da secretaria estadual da Saúde. Com a implementação de ações para enfrentamento ao novo coronavírus, a avaliação se voltou às pessoas atendidas por programas do Estado e, neste ano, à distribuição de vacinas e preparação das escolas para o retorno às aulas.

“Muitos entrevistados não conheciam o serviço de ouvidoria nem o Portal da Transparência. Eles serão divulgadores, em suas comunidades, desses canais de comunicação com o poder público para exercício da cidadania”, disse Cristiano Pereira, da Coordenadoria de Transparência e Controle Social.

Ele participa desde o início visitas, anteriores à pandemia. “Com as restrições de deslocamento e aglomeração de pessoas, tivemos de parar as verificações in loco por um tempo. Porém, assim que o enfrentamento à Covid-19 permitiu, retomamos as ações, seguindo todos os protocolos de segurança”, afirmou Pereira.

Os principais programas verificados pelo CGE Itinerante foram Cartão Comida Boa e Kit Merenda Escolar, que auxiliavam famílias em vulnerabilidade a ter alimento durante a pandemia.

FERRY – Caso haja algum problema pontual, o programa pode ser direcionado a uma ação, como ocorreu com o ferry-boat que faz a travessia da Baía de Guaratuba, no Litoral. Nova empresa assumiu o serviço em abril e várias reclamações chegaram à Ouvidoria Geral, provocando a visita do CGE Itinerante para avaliar a opinião dos usuários e fazer a verificação dos problemas relatados.

Os problemas verificados no ferry-boat, naquele mês, foram informados ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para que providências fossem tomadas. Uma balsa da antiga empresa foi requisitada até nova embarcação chegar ao litoral paranaense e a questão foi sanada durante aquele período.

LEGISLAÇÃO – A lei 13.460/2017, que rege a participação do cidadão na administração de serviços público e preservação de direito do cidadão, dispõe no artigo 23 que órgãos e entidades públicos devem avaliar a satisfação do usuário e a qualidade do atendimento, entre outros critérios.

PRESENÇAS - Participaram da entrega do quadro com a meta cumprida, o diretor-geral da CGE, Luiz Fernando de Castro, o diretor de Auditoria, Controle e Gestão, Gil Souza; o coordenador de Transparência e Controle Social, Matheus Gruber; o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza; o chefe do Grupo Administrativo Setorial, Evaldo Barros; a chefe do Grupo Orçamentário Financeiro Setorial, Yara Del Colle; e os servidores Willian de Faria e Evandro dos Santos..

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  • CGE cumpre meta do PPA de visitar metade do Estado para avaliar serviços
    CGE cumpre meta do PPA de visitar metade do Estado para avaliar serviços
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    CGE cumpre meta do PPA de visitar metade do Estado para avaliar serviços
    CGE cumpre meta do PPA de visitar metade do Estado para avaliar serviços
    CGE cumpre meta do PPA de visitar metade do Estado para avaliar serviços - Curitiba, 14/12/2021
    Foto: Gabrielly Pontes/CGE
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    Foto: Gabrielly Pontes/CGE
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    Foto: Gabrielly Pontes/CGE
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