Cinema na Praça anima
a criançada de Marumbi

Cidade foi a primeira a receber o programa, como presente do Dia das Crianças. O governador Ratinho Junior acompanhou a exibição do filme junto com a comunidade. Serão beneficiados trinta pequenos municípios que não têm cinema.
Publicação
13/10/2019 - 09:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Noite de céu aberto, temperatura próxima a 30ºC e um filme na telona para todos assistirem de graça. O município de Marumbi, no Vale do Ivaí, foi o primeiro a receber o programa Cinema na Praça, uma iniciativa do Governo do Paraná e da Renault do Brasil, que propõe levar diversão e cultura para cidades pequenas que não possuem cinemas de rua ou em centros comerciais.

Neste sábado, 12 de outubro, Dia das Crianças, o filme Hotel Transilvânia, produção infantil de classificação livre, foi exibido na Praça da Paróquia Senhor Bom Jesus, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e da criançada da cidade. A comunidade lotou o local, que além do filme pode aproveitar brinquedos infláveis, cama elástica, pintura facial e diversas outras atividades.

Segundo o governador, um dos objetivos desta gestão é descentralizar a cultura e proporcionar a toda a população o acesso a este tipo de atividade. “O Cinema na Praça é mais uma iniciativa para levar cultura, arte e diversão para as cidades onde a população não tem essa estrutura, em uma parceria muito importante com a Renault e a MPA”, afirmou Ratinho.

Lançado na quarta-feira (09), em Curitiba, o programa itinerante tem também o apoio do Instituto Renault e da Motion Picture Association – MPA. Uma carreta com um painel de LED, de 7,6 metros por 2,5 metros, vai percorrer 30 municípios até 15 de dezembro.  As sessões acontecem sempre nas praças, entre sexta-feira e domingo, às 19 horas, cada uma com 400 cadeiras.

Ratinho Junior também destacou que o programa tem cunho cultural e social. “Só as cidades grandes têm cinema e as famílias das cidades menores e com menor renda não têm a possibilidade de aproveitar. Este é um programa inovador que vai levar cultura para perto das pessoas. Ela não pode ser restrita a um pequeno nicho da sociedade”, afirmou.  O Cinema na Praça tem também o intuito de promover a economia local com o comércio de doces, salgados e refrigerantes.

Apenas 60 das 399 cidades do Paraná possuem cinemas e o programa pretende atender justamente esses municípios menores. Segundo o governador, o programa permitirá maior integração entre as famílias, estimular a convivência e transformar a relação das crianças e da população com as suas cidades.

O prefeito Adhemar Rejani elogiou a iniciativa de levar o cinema para perto da população de Marumbi, que tem 5 mil habitantes. “Fomos agraciados com este programa, criou uma grande expectativa na população. Aqui perto de nós só tem cinema em Apucarana, Maringá, Londrina, e isso complica demais o acesso à população”, ressaltou.

EXPECTATIVA – Maria Aparecida Guadagnin, 54 anos, disse que o projeto oferece uma diversão saudável para todas as famílias da cidade. “É um trabalho cultural importante. Vi que o caminhão vai passar por várias cidades, isso é muito legal. Tenho amigos em Bom Sucesso que já estão aguardando a chegada do cinema e pediram para eu contar como foi a experiência”.

Para as crianças, a alegria foi ainda maior. Sabrina dos Anjos, 9 anos, nunca tinha ido ao cinema e aproveitou a noite de calor para ver um filme na telona. “Eu gosto muito de ver filmes e desenhos. Está sendo bem divertido”, disse a pequena.

Lucas Henrique Muniz, 6 anos, além de assistir ao filme, participou de brincadeiras na praça, como a pintura facial. “É muito bonito, eu nunca tinha assistido filme no cinema”.

ESTREIA - O filme Hotel Transilvânia, escolhido para ser exibido neste ano, conta a história de Conde Drácula e amigos monstros no aniversário de 118 anos de sua filha. Drácula é o proprietário do Hotel Transilvânia, espaço luxuoso de cinco estrelas onde as criaturas do universo fantástico se refugiam para se esconder dos seres humanos.

PRESENÇAS – Participaram do evento as primeiras-damas do Estado, Luciane Saito Massa, e de Marumbi, Mara Rejani; os secretários de Estado da Saúde, Beto Preto, e do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, além de secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias do município.

Confira a programação do Cinema na Praça:

BOM SUCESSO
13 de outubro

KALORÉ
18 de outubro

BORRAZÓPOLIS
19 de outubro

NOVO ITACOLOMI
20 de outubro

CRUZMALTINA
25 de outubro

MAUÁ DA SERRA
26 de outubro

FAXINAL
27 de outubro

CORUMBATAÍ DO SUL
1° de novembro

BARBOSA FERRAZ
2 de novembro

SÃO JOÃO DO IVAÍ
3 de novembro

JARDIM ALEGRE
8 de novembro

MANOEL RIBAS
9 de novembro

CÂNDIDO DE ABREU
10 de novembro

PALMITAL
15 de novembro

MARQUINHO
16 de novembro

GOIOXIM
17 de novembro

RESERVA
22 de novembro

VENTANIA
23 de novembro

CURIÚVA
24 de novembro

SANTANA DO ITARARÉ
29 de novembro

SALTO DO ITARARÉ
30 de novembro

JOAQUIM TÁVORA
1° de dezembro

RIBEIRÃO CLARO
06 de dezembro

RIBEIRÃO DO PINHAL
07 de dezembro

NOVA AMÉRICA DA COLINA
08 de dezembro

URAÍ
13 de dezembro

LEÓPOLIS
14 de dezembro

SERTANEJA
15 de dezembro

ROSÁRIO DO IVAÍ
20 de dezembro

GALERIA DE IMAGENS