Cinema na Praça anima
a criançada de Marumbi

Cidade foi a primeira a receber o programa, como presente do Dia das Crianças. O governador Ratinho Junior acompanhou a exibição do filme junto com a comunidade. Serão beneficiados trinta pequenos municípios que não têm cinema.
13/10/2019 - 09:30

Noite de céu aberto, temperatura próxima a 30ºC e um filme na telona para todos assistirem de graça. O município de Marumbi, no Vale do Ivaí, foi o primeiro a receber o programa Cinema na Praça, uma iniciativa do Governo do Paraná e da Renault do Brasil, que propõe levar diversão e cultura para cidades pequenas que não possuem cinemas de rua ou em centros comerciais.

Neste sábado, 12 de outubro, Dia das Crianças, o filme Hotel Transilvânia, produção infantil de classificação livre, foi exibido na Praça da Paróquia Senhor Bom Jesus, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e da criançada da cidade. A comunidade lotou o local, que além do filme pode aproveitar brinquedos infláveis, cama elástica, pintura facial e diversas outras atividades.

Segundo o governador, um dos objetivos desta gestão é descentralizar a cultura e proporcionar a toda a população o acesso a este tipo de atividade. “O Cinema na Praça é mais uma iniciativa para levar cultura, arte e diversão para as cidades onde a população não tem essa estrutura, em uma parceria muito importante com a Renault e a MPA”, afirmou Ratinho.

Lançado na quarta-feira (09), em Curitiba, o programa itinerante tem também o apoio do Instituto Renault e da Motion Picture Association – MPA. Uma carreta com um painel de LED, de 7,6 metros por 2,5 metros, vai percorrer 30 municípios até 15 de dezembro.  As sessões acontecem sempre nas praças, entre sexta-feira e domingo, às 19 horas, cada uma com 400 cadeiras.

Ratinho Junior também destacou que o programa tem cunho cultural e social. “Só as cidades grandes têm cinema e as famílias das cidades menores e com menor renda não têm a possibilidade de aproveitar. Este é um programa inovador que vai levar cultura para perto das pessoas. Ela não pode ser restrita a um pequeno nicho da sociedade”, afirmou.  O Cinema na Praça tem também o intuito de promover a economia local com o comércio de doces, salgados e refrigerantes.

Apenas 60 das 399 cidades do Paraná possuem cinemas e o programa pretende atender justamente esses municípios menores. Segundo o governador, o programa permitirá maior integração entre as famílias, estimular a convivência e transformar a relação das crianças e da população com as suas cidades.

O prefeito Adhemar Rejani elogiou a iniciativa de levar o cinema para perto da população de Marumbi, que tem 5 mil habitantes. “Fomos agraciados com este programa, criou uma grande expectativa na população. Aqui perto de nós só tem cinema em Apucarana, Maringá, Londrina, e isso complica demais o acesso à população”, ressaltou.

EXPECTATIVA – Maria Aparecida Guadagnin, 54 anos, disse que o projeto oferece uma diversão saudável para todas as famílias da cidade. “É um trabalho cultural importante. Vi que o caminhão vai passar por várias cidades, isso é muito legal. Tenho amigos em Bom Sucesso que já estão aguardando a chegada do cinema e pediram para eu contar como foi a experiência”.

Para as crianças, a alegria foi ainda maior. Sabrina dos Anjos, 9 anos, nunca tinha ido ao cinema e aproveitou a noite de calor para ver um filme na telona. “Eu gosto muito de ver filmes e desenhos. Está sendo bem divertido”, disse a pequena.

Lucas Henrique Muniz, 6 anos, além de assistir ao filme, participou de brincadeiras na praça, como a pintura facial. “É muito bonito, eu nunca tinha assistido filme no cinema”.

ESTREIA - O filme Hotel Transilvânia, escolhido para ser exibido neste ano, conta a história de Conde Drácula e amigos monstros no aniversário de 118 anos de sua filha. Drácula é o proprietário do Hotel Transilvânia, espaço luxuoso de cinco estrelas onde as criaturas do universo fantástico se refugiam para se esconder dos seres humanos.

PRESENÇAS – Participaram do evento as primeiras-damas do Estado, Luciane Saito Massa, e de Marumbi, Mara Rejani; os secretários de Estado da Saúde, Beto Preto, e do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, além de secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias do município.

Confira a programação do Cinema na Praça:

BOM SUCESSO
13 de outubro