Cerca de 47% dos veículos do Paraná estão com licenciamento irregular, afirma Detran

A frota atual é superior a 8 milhões de veículos, e, desses, aproximadamente 47% (mais de 3 milhões) estão com documentos em atraso, não gerando o licenciamento obrigatório para circulação.
28/12/2022 - 15:50

O Departamento de Transito do Paraná (Detran-PR) alerta sobre a obrigatoriedade do pagamento de débitos de veículos, como o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e multas. Para a emissão do CRVL é necessário que o veículo esteja sem nenhum débito.

“A falta do CRVL causa muitos transtornos, principalmente nesse período de férias, aonde temos um índice alto de veículos circulando em rodovias e vias municipais”, diz o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado.

Para ter acesso às informações de pendências e também as guias de pagamentos dos débitos, o cidadão pode acessar o portal do Detran-PR ou pelo aplicativo Detran Inteligente.

LEGISLAÇÃO – O motorista que for flagrado circulando com veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração gravíssima. Segundo o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) será aplicada uma multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

CRLV – O Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) é um documento de porte obrigatório a todos os condutores de automóveis. Ele é expedido anualmente pelo Departamento de Trânsito de cada estado e indica que o veículo está apto para circular normalmente pelas vias do país.

No Paraná, o documento é emitido de maneira totalmente online pelo Detran-PR. Para obter o certificado é necessário quitar todos os débitos do veículo, emitir e pagar a guia no valor de R$ 86,50.

O CRLV é emitido em até 3 dias após a efetivação do pagamento, nos casos de veículos com débitos de multas e IPVA. O documento está disponível exclusivamente em versão digital, podendo ser verificado pelo aplicativo do Detran-PR; Carteira Digital de Trânsito (CDT) e pelo portal do Detran-PR.

As guias podem ser pagas através de caixas eletrônicos, PIX ou pelo Internet Banking dos bancos devidamente credenciados.

Calendário Licenciamento 2022 no Paraná:

Placas com final 1 e 2 – Agosto

Placas com final 3, 4 e 5 – Setembro

Placas com final 6, 7 e 8 – Outubro

Placas com final 9 e 0 – Novembro

PORTAL DETRAN – Devido a atualização das bases de dados do Detran-PR e da Secretaria da Fazenda do Paraná, nos dias 30 e 31 de dezembro algumas funções ofertadas no portal do Detran e no aplicativo estarão indisponíveis, como a emissão do CRLV em atraso; geração de guias administrativas de serviços de veículos; emissão de guias de qualquer natureza pelo extrato de veículo (licenciamento e/ou multas); emissão de guias de certidões de veículos; e emissão de guias de conveniados e parceiros. Serviços relacionados a habilitação, recurso de infrações e consultas permanecerão disponíveis.