Centro de Memórias do Esporte Paranaense reúne personalidades para resgatar histórias do futebol

Participaram o preparador físico Carlinhos Neves e os ex-jogadores e agora técnicos de futebol Levir Culpi e Adilson Batista. O escritor e publicitário Ernani Buchmann lançou o novo livro, que mistura ficção e realidade sobre a Copa de 42.
Publicação
13/12/2022 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Personalidades do futebol paranaenses participaram nesta segunda-feira (12), em Curitiba, do evento “Ei craque, você foi convocado”, que buscou resgatar histórias e fatos que marcam o futebol paranaense.

Promovido pela Superintendência Geral do Esporte, por meio do Centro de Memória do Esporte Paranaense, o encontro reuniu o preparador físico Carlinhos Neves e os ex-jogadores e agora técnicos de futebol Levir Culpi e Adilson Batista. O escritor e publicitário Ernani Buchmann lançou seu novo livro, que mistura ficção e realidade para narrar uma Copa de 1942 (que não aconteceu por causa da Segunda Guerra Mundial).

Eles participaram de uma roda de conversa e compartilharam experiências e vivências acerca do futebol, mediada pelo diretor de Esportes e apresentador da Rede CNT, Osmar Antonio.

A coordenadora do Centro de Memória do Esporte Paranaense, Débora Russo, destacou a integração e união da história com o presente e futuro do esporte paranaense. “Os participantes comentaram a importância deste tipo de encontro para que possamos mostrar o passado e unir com o presente e futuro. Teremos muitos outros eventos e atividades daqui pra frente”, disse.

LIVRO – Escritor, ex-presidente do Paraná Clube (1996-1998) e publicitário, Ernani Buchmann fez o lançamento oficial do seu livro “Copa de 42 - O Simbólico Mundial Nazi-Fascista”, que é uma mistura de ficção e realidade para narrar os episódios que cercaram a não-realização.

“Resgatei uma crônica que escrevi em 1985, sobre uma pretensa Copa de 1942, um momento bem complicado para todos que vivenciaram aquela época. Eu consegui uma explicação do porquê esta Copa existiu, mas de uma maneira não convencional, conforme escrevi com detalhes nesta ficção. Acredito que esta história é muito importante para plantar uma semente na cabeça das pessoas, principalmente da nova geração, para que entendam como a guerra afetou não só a Europa, mas sim todo o mundo”, disse.

A Superintendência Geral do Esporte, por meio do Centro de Memória do Esporte Paranaense, produziu um documentário sobre esta obra.

CENTRO DE MEMÓRIA – O Centro de Memória do Esporte Paranaense é um espaço público criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com o objetivo de resgatar e preservar a história do esporte no Paraná. O Centro de Memória teve início na década de 1990, quando diversos objetos, como troféus, fotos, medalhas, recortes de jornais, livros e documentos sobre as atividades que aconteciam na Secretaria de Esporte, passaram a ser guardados.

Confira o documentário sobre o livro:

GALERIA DE IMAGENS