Celepar lança "universidade virtual" para disseminar o conhecimento em tecnologia

Universidade Corporativa é modelo de educação continuada da Celepar. A plataforma disponibilizará ambientes de aprendizagem digitais em escolas temáticas, como negócios, liderança e gestão, inovação e transformação digital, compliance, integridade e ética, segurança digital e integridade de dados, desenvolvimento humano e mundo tech/tecnologia.
22/10/2021 - 09:10

A Celepar lançou nesta quinta-feira (21) a Universidade Corporativa, um espaço digital para desenvolvimento de habilidades e aperfeiçoamento pessoal e profissional dos colaboradores da empresa. As escolas de aprendizagem estão divididas em áreas temáticas relevantes e cursos voltados para a inovação e tecnologia, além de temas ligados ao desenvolvimento humano e gestão empresarial.

O evento, online, contou com a abertura do presidente da empresa, Leandro Moura. “Esse projeto inédito foi criado para valorizar as pessoas. Vivemos num mundo onde hoje a tecnologia é protagonista em muitas situações, e, nessa linha, tenho certeza que a universidade vai ajudar a construir e disseminar a gestão do conhecimento para criarmos ainda mais soluções no caminho da inovação”, disse.

De acordo com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, a Celepar tem impacto positivo diário na vida das pessoas, com o uso de tecnologia e também com ideias inovadoras. "Sabemos da complexidade dos desafios que a tecnologia impõe, e Universidade Corporativa vem justamente nessa linha, na capacitação, disseminação de conhecimento e retenção de talentos para trazer cada vez mais iniciativas que atendam os cidadãos do nosso Paraná”, afirmou.

“Os colaboradores são a razão e o foco do nosso trabalho, uma entrega dessa representa efetivamente o quanto a Celepar coloca como diretriz a educação continuada, a capacitação e a formação de melhores pessoas e profissionais, esse é um valor forte que perseguimos diariamente, para deixarmos um legado", ressaltou o diretor de gestão de pessoas da empresa, Glaucio Galize, um dos idealizadores.

Com 20 anos de atuação na Celepar, a gerente de desenvolvimento humano e organizacional, Ana Camatta, celebrou a ideia. “É uma realização profissional e pessoal, me sinto muito feliz e este é um dos momentos corporativos mais memoráveis dos últimos anos, sem dúvidas. Pensamos em universidade com conteúdos que façam sentido tanto para as pessoas, como para o negócio da companhia”, completou.

CONSTRUÇÃO COLABORATIVA – Com diretrizes estabelecidas em gestão de pessoas e partindo de um modelo de educação corporativa que fosse dinâmico, interativo, ágil e diverso, o projeto foi construído a partir do olhar do colaborador. Nos últimos meses foram realizadas dez oficinas de design thinking com mais de 100 colaboradores da empresa, inclusive com a participação dos escritórios regionais. A metodologia envolveu diversas etapas em um formato de construção conjunta, que envolveu a participação de várias mentes para propor soluções a desafios.

Para o coordenador de tecnologias de desenvolvimento de software, Danilo Loureiro, a participação na concepção da Universidade Corporativa foi semelhante à construção de uma obra. “A sensação era de estar em um canteiro de obras, trabalhando com areia, cimento e construindo salas, nas quais é possível eternizar o conhecimento e compartilhá-lo”, disse.

SISTEMA – A plataforma disponibilizará ambientes de aprendizagem digitais em escolas temáticas, como negócios, liderança e gestão, inovação e transformação digital, compliance, integridade e ética, segurança digital e integridade de dados, desenvolvimento humano e mundo tech/tecnologia.

Os colaboradores da Celepar poderão gravar e ofertar cursos sobre as suas áreas de expertise, possibilitando o compartilhamento e gestão do conhecimento interno. Além de vídeos, a Universidade Corporativa trará também podcasts, e trilhas específicas. Essa iniciativa conta com a parceria da empresa Kaptiva Soluções Educacionais, vencedora do processo licitatório e que estará com a Celepar nessa jornada.

O acesso da plataforma pode ser realizada pelos colaboradores da Celepar neste link.

“Este projeto foi criado primeiramente para trazer mais possibilidades de desenvolvimento pessoal aos colaboradores da Celepar, mas tem em sua essência ampliar seu alcance também aos órgãos estatais, e, quem sabe, estender ele também ao cidadão paranaense”, arrematou Leandro Moura.