Celepar completa 57 anos de história e lança soluções voltadas aos servidores

Fundada em 1964 com o nome Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná, a Celepar é a mais antiga empresa pública do Brasil, criada com a finalidade de prestar serviços de informática a todos os órgãos e entidades que integram a administração pública estadual. Nova fase marca busca por tornar o Paraná o Estado mais inovador do País.
Publicação
23/11/2021 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A primeira empresa pública de tecnologia do País completou 57 anos de história dedicados à sociedade paranaense nesta terça-feira (23). Para celebrar esta data histórica, a Celepar realizou um evento online com lançamentos voltados aos colaboradores da companhia.

Um deles é o Celepar app, aplicativo voltado ao público interno, que possui serviços como o registro de ponto online, acesso ao contracheque, cartões de visita digital que futuramente contemplará serviços focados nos benefícios estendidos aos colaboradores.

Lançado no aniversário da Celepar no ano passado, o projeto Banco de Ideias, que tem o objetivo de incentivar os colaboradores a desenvolver suas ideias trazendo soluções inovadoras para a gestão pública, chegou ao final do primeiro ciclo, com dois projetos finalistas.

Eles foram apresentados nesta terça: o Paraná Visão Computacional é voltado à detecção de armas utilizando inteligência artificial e o Desenvolvimento Eficiente de Aplicações Web consiste em formar equipes com especialistas em suas áreas de formação para construir soluções com mais agilidade. A ideia é começar um processo de operacionalização a partir de agora.

“Este tem sido um mais um ano desafiador para a empresa, mas a expertise de grandes mentes em nossa companhia, somada com a união entre os nossos clientes dentro do Estado, bem como as inúmeras parcerias realizadas ao longo deste ano, ajudou a transformar desafios em novos serviços, que traduzem tantos motivos para celebrarmos este aniversário”, comemorou o presidente da Celepar, Leandro Moura. “Estas atualizações vem ao encontro da meta passada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, de transformar o Paraná no Estado mais inovador do País”.

Uma outra novidade foi o anúncio de novas possibilidades de trabalho na empresa, com atuação híbrida e também remota. “Passamos por um período intenso, tivemos que nos reinventar para continuarmos realizando entregas de outras formas em meio a uma pandemia e, neste período, experimentamos novas possibilidades de trabalho em nossa empresa que deram certo. Por isso, estendemos as possibilidades de híbrido e remoto na Celepar”, informou Moura.

ORGULHO – O chefe da Casa Civil, Guto Silva, celebrou essa nova fase da Celepar no Estado. "A companhia e seus colaboradores representam o orgulho do Paraná, pois ela está presente na vida dos paranaenses com a tecnologia, prestando todo o suporte para que as políticas públicas possam chegar ao nosso cidadão. O governador Carlos Massa Ratinho Junior tem colocado muita energia na empresa, e dado condições para que a Celepar siga avançando em novas soluções. É nítida a transformação que a companhia passa, sob a liderança do presidente Leandro Moura, em conjunto com a dedicação de todos os celeparianos”, disse.

O superintendente-geral de Inovação do Estado, Marcelo Rangel, reforçou o profissionalismo, o dinamismo e também os serviços prestados pela instituição. "São 57 anos de um grande trabalho, temos que lembrar que todos os dias milhões de paranaenses recebem serviços de tecnologia e inovação prestados por este tão importante órgão. A Celepar tem reconhecimento nacional e também internacional por tudo o que tem realizado ao longo de sua história, uma vez que coloca em prática diversos aplicativos e sistemas pensados e idealizados por grandes equipes técnicas e também administradores públicos”, afirmou. 

"A Superintendência encontra na Celepar uma aliada para tirar do papel grandes ideias, demandas da população e projetos do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e, assim, oferecer cada vez mais serviços melhores e inovadores ao cidadão paranaense”, complementou.

HISTÓRIA – Fundada em 1964 com o nome Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná, a Celepar é a mais antiga empresa pública do Brasil, criada com a finalidade de prestar serviços de informática a todos os órgãos e entidades que integram a administração pública estadual.

Em 1965 a companhia adquiriu o seu primeiro computador. Entre os serviços que marcaram época, esteve o sistema de teleprocessamento para identidades, em 1980, pioneiro na identificação de RGs duplicados, e o recadastramento eleitoral em 1986, feito em tempo recorde, no qual os cidadãos paranaenses foram os primeiros do País a receberem os novos títulos de eleitor.

Mais recentemente, em 2019, a Celepar lançou a plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), solução pioneira no Brasil que possibilita ao cidadão acessar de forma ágil e inteligente mais de 600 serviços do Governo do Estado.

GALERIA DE IMAGENS

  • Celepar completa 57 anos de história e lança soluções voltadas aos servidores. Foto: José Fernando Ogura/AEN
    Celepar completa 57 anos de história e lança soluções voltadas aos servidores.
    Foto: José Fernando Ogura/AEN
    Celepar completa 57 anos de história e lança soluções voltadas aos servidores.
    Foto: José Fernando Ogura/AEN