Celepar celebra 59 anos apostando na transformação digital do Estado

As realizações da companhia ao longo das últimas décadas foram lembradas durante a comemoração. Um importante marco foi a criação do PIÁ (Paraná Inteligência Artificial) em 2019. Outra destaque foi o lançamento do aplicativo Nota Paraná.
30/11/2023 - 17:30

A Celepar completou 59 anos em novembro e o aniversário foi celebrado durante um evento na tarde desta quinta-feira (30), em Curitiba. As realizações da companhia ao longo das últimas décadas foram lembradas durante a comemoração. Um importante marco foi a criação do PIÁ (Paraná Inteligência Artificial) em 2019. A plataforma digital oferta mais de 700 serviços públicos à população de forma online. Mais de 600 mil usuários cadastrados podem, por exemplo, gerar códigos para pagamento de contas de água e luz ou agendar horário para procurar vagas de emprego.

Outra destaque foi o lançamento do aplicativo Nota Paraná. O programa incentiva a emissão de notas fiscais por estabelecimentos comerciais e recompensa os consumidores que solicitam notas nas compras. Por meio do sistema da Celepar, foram emitidas 310 mil notas fiscais eletrônicas e 1,7 bilhão de notas fiscais do consumidor eletrônicas apenas neste ano.

Muitos outros serviços ao cidadão foram realizados no Paraná por meio de sistemas ou operacionalização da companhia. Neste ano, foram cerca de 900 mil matrículas na rede estadual realizadas de forma online, 1 milhão de chamadas feitas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e acompanhadas por meio de software da Celepar, além de 95 mil registros de ocorrências no aplicativo 190, da Polícia Militar do Paraná, também desenvolvido pela empresa.

As conquistas recentes também passam pela internacionalização da marca, inclusão social de idosos e novos programas para melhorar o fluxo do turismo e dos negócios internacionais do Estado.

"Eu vejo um futuro muito promissor para a Celepar. Podemos transformar a vida do cidadão por meio de soluções, entender as dores e desafios da sociedade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses”, disse Gustavo Garbosa, diretor-presidente da companhia.

Guto Silva, secretário do Planejamento, afirmou que a empresa tem o desafio de atender às demandas de um governo que valoriza a inovação tecnológica. “Num momento em que as coisas mudam tão rapidamente, isso é muito importante”, observou.

O evento contou ainda com uma palestra de Leandro Karnal e homenagens aos funcionários que fazem aniversário de tempo de casa. Também foi celebrada a história de instituições parceiras da Celepar: a Funcel (Fundação Celepar) e Previcel (Previdência Privada da Celepar).

PRESENÇAS – Participaram do evento as secretárias Luciana Casagrande (Cultura), Louise Garnica (Desenvolvimento Sustentável, em exercício), Márcia do Valle (Fazenda, em exercício) e Leandre Dal Ponte (Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa); o secretário da Educação, Roni Miranda; Luciana Carla da Silva Azevedo, controladora-geral do Estado; Wilson Bley, diretor administrativo do BRDE; Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná; Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes; Samia Saad Bonavides, subprocuradora-geral do Ministério Público do Paraná; Adriano Furtado, diretor-presidente do Detran/PR; Rose Traiano, presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná; e Cris Ricordi, superintendente da Ação Solidária do Paraná.