Catálogo da exposição de Jean-Michel Othoniel está disponível na MON Loja

No total, a mostra reuniu 25 obras em grandes dimensões. Destaque para as esculturas, compostas por materiais diversos, como vidro espelhado e aço inoxidável, vidro espelhado e madeira, e aço e folhas douradas.
Publicação
06/05/2025 - 16:20
Editoria

A exposição “O Olho da Noite”, do artista francês Jean-Michel Othoniel, já está disponível em catálogo, que pode ser encontrado na MON Loja (física e online). Inaugurada no final do ano passado, a mostra ocupou o Olho, Espaços Araucária 1 e 2 e área externa (espelho d’água) do Museu Oscar Niemeyer.

Com curadoria de Marc Pottier, a sala expositiva do Olho foi transformada num planetário, com os signos do zodíaco flutuando em forma de 12 esculturas em vidro soprado. No chão, um mar de tijolos de vidros azuis refletiam, ao mesmo tempo, a constelação e o arco imaginado pelo arquiteto, numa combinação surpreendente.

No total, a mostra reuniu 25 obras em grandes dimensões. Destaque para as esculturas, compostas por materiais diversos, como vidro espelhado e aço inoxidável, vidro espelhado e madeira, e aço e folhas douradas.

ARTISTA – Jean-Michel Othoniel (França, 1964) é um artista contemporâneo que vive e trabalha em Paris (França). Multidisciplinar, desde o final da década de 1980, Othoniel trabalhou em diversas áreas: do desenho à escultura, da instalação à fotografia e da escrita à performance. Em 1993, começou a usar vidro, que se tornou sua marca registrada.

Desde a primeira encomenda pública em Paris, em 2000, “Le Kiosque des Noctambules”, o seu trabalho tem sido exibido tanto em museus como em espaços públicos. Entre eles, o projeto de esculturas de fontes em vidro dourado nos jardins do Château de Versailles, “Les Belles Danses”, e “Alfa”, uma instalação para o novo Museu Nacional do Qatar, com 114 esculturas de fontes. Em 2019, uma nova série de pinturas entrou na coleção permanente do Museu do Louvre.

Jean-Michel Othoniel realizou grandes exposições em todo o mundo desde a sua participação na Documenta de Kassel em 1992. Teve uma importante retrospectiva no Centre Georges Pompidou, em Paris: “My Way”. Esta foi exposta no Leeum Samsung Museum of Art/Plateau, em Seul; no Museu Hara de Arte Contemporânea, em Tóquio; no Museu de Arte de Macau, e no Museu do Brooklyn, em Nova Iorque.

Nos últimos anos, Othoniel expôs em museus e jardins no Petit Palais, em Paris; no Museu de Arte de Seul e no Jardim Botânico do Brooklyn. Atualmente, suas obras estão em alguns dos mais renomados museus de arte contemporânea, fundações e coleções particulares do mundo.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Catálogo “O Olho da Noite” – Jean-Michel Othoniel

R$ 150

MON Loja física e online

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba.

https://www.museuoscarniemeyer.org.br

GALERIA DE IMAGENS