CastraPet Paraná vai atender nove municípios em todo Estado nesta semana

Iniciativa é promovida pelo Governo do Estado e conta com o apoio das prefeituras. Até o início do ano que vem, as esterilizações atingem a marca de 275 municípios beneficiados, com investimentos de R$ 15,6 milhões
05/10/2022 - 14:40

O CastraPet Paraná deve passar nesta semana por nove municípios com a castração gratuita de cães e gatos. A ação é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e conta com o apoio das prefeituras, responsáveis pelo cadastro das famílias beneficiadas.

A equipe de médicos veterinários passa por Ponta Grossa (05, 06 e 07), Nova Londrina (05), Siqueira Campos (05), Wenceslau Braz (05), Tamboara (06), Tomazina (06), Arapoti (07), Guaporema (07) e Guapirama (08). Já foram contempladas nesta segunda e terça-feira (03 e 04) os pets das cidades de Imbituva e Itaúna do Sul. Nestas cidades, até o dia 8, mais de dois mil animais devem ser castrados.

Desde 2019, mais de 40 mil animais foram atendidos pelo programa. Até o início do ano que vem, o programa irá atingir 275 municípios (68% do Estado do Paraná). Os investimentos são de R$ 15,6 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares.

Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, a iniciativa de esterilizar gratuitamente cães e gastos nasce da preocupação do governo paranaense com a saúde única, que relaciona a saúde animal com a do homem e o meio ambiente.

“O procedimento ajuda na redução da superpopulação de animais nas ruas, o que por sua vez diminui o risco de abandono e maus tratos. Além disso, a cirurgia é importante para prevenir doenças nos animais”, disse.

ORIENTAÇÕES – Ao castrar seu pet, o tutor recebe a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação do animal, além de orientações sobre a importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário. É necessário que os animais fiquem em jejum de oito horas de alimentos e de quatro horas de líquidos antes da cirurgia.