Carretas do Conhecimento oferecem 119 vagas para cursos em Curitiba e Guaratuba

Os cursos são gratuitos e os interessados devem se inscrever nas Agências do Trabalhador de seus municípios. As aulas iniciam em 16 e 28 de março, dependendo do curso.
Publicação
10/03/2022 - 10:50

Confira o áudio desta notícia

Os trabalhadores interessados em obter capacitação profissional gratuita podem procurar as Agências do Trabalhador de Curitiba e de Guaratuba para se inscrever em uma das 119 vagas abertas para os cursos das Carretas do Conhecimento, que iniciam nos próximos dias 16 e 28.

São quatro cursos oferecidos: Eletricidade Automotiva (Santa Felicidade-Curitiba), Panificação (Bairro Alto-Curitiba), Corte e Costura (Boqueirão-Curitiba) e Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar-Condicionado (Guaratuba).

“Priorizamos a geração de empregos no Estado. Os cursos oferecidos pelas Carretas do Conhecimento são uma excelente oportunidade de qualificação profissional e de, após ter concluído o curso, ter uma nova profissão e uma perspectiva de melhorar o salário”, disse o secretário Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho.

Os cursos têm 80 horas de duração e são realizados dentro das próprias Carretas, respeitando todas as exigências estipuladas pelas autoridades sanitárias para prevenir a Covid-19.

Nas três qualificações em Curitiba as aulas vão começar no próximo dia 16 e a conclusão está prevista para 14 de abril. As aulas em Guaratuba iniciam em 28 de março e seguem até 23 de abril.

Ainda no mês de março, os municípios de Almirante Tamandaré e Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, vão oferecer formações nas áreas de Panificação Básica e Mecânica de Automóveis, respectivamente. Todas as vagas já estão preenchidas.

COMO SE INSCREVER – Para fazer a inscrição nos cursos das Carretas do Conhecimento é necessário ser maior de 18 anos; preencher uma autodeclaração de escolaridade mínima de ensino fundamental completo; ter conhecimento de informática básica e ir pessoalmente até a Agência do Trabalhador de seu município.

CARRETAS DO CONHECIMENTO  Lançado em 2019, o programa já ofereceu 8.160 vagas em cursos profissionalizantes, em 146 localidades, com um total de investimentos de R$ 6,9 milhões. Trata-se de uma parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, com os municípios, a Volkswagen, a Fundação Grupo Volkswagen e o Senai-PR. Até abril de 2022, serão ofertadas 1.884 vagas em 34 localidades.

GALERIA DE IMAGENS