Carreta do Conhecimento leva curso profissionalizante de elétrica gratuito a Ivaiporã

Curso de Elétrica Residencial começou nesta segunda-feira (30) e segue até 28 de junho. Próximas turmas estão previstas para Morretes e Inácio Martins. Veja como se inscrever.
Publicação
31/05/2022 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

Mais um curso do projeto Carretas do Conhecimento, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Senai e a Fundação Volkswagem, começou nesta segunda-feira (30), em Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Instalada na Avenida Aparício Bittencourt, a unidade móvel de capacitação oferece o curso de Elétrica Residencial.

O projeto é gerenciado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), por meio do Departamento do Trabalho e Estimulo à Geração de Renda.

As aulas seguem até 28 de junho nos períodos da tarde e da noite. São duas turmas de 18 alunos cada, todos com idade acima de 18 anos.

Rogério Carboni, secretário da Sejuf, destaca que o projeto Carretas do Conhecimento é mais uma ação do Governo do Estado para incluir as pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. “A capacitação é um processo permanente na vida do trabalhador. Levar as carretas aos locais mais próximos da população facilita seu acesso aos cursos que disponibilizamos e aumenta suas chances de conquistar um emprego”, afirmou.

PRÓXIMOS CURSOS – As turmas da Carreta do Conhecimento em Ivaiporã já estão fechadas, entretanto, outros cursos serão abertos em mais municípios ao longo do ano. Já no começo de julho, o projeto chega a Morretes, no dia 2, com o curso de Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar-Condicionado, e no dia 6 a Inácio Martins, com Corte e Costura Industrial.

O projeto oferta vagas para qualificação profissional também nas áreas de Panificação, Confecção, Mecânica Automotiva, Manutenção de Motocicletas, Elétrica Automotiva, Mecânica Industrial, Refrigeração Residencial, Automação industrial e Informática.

INSCRIÇÕES – Os interessados em participar dos cursos das Carretas do Conhecimento devem se maiores de 16 anos, com idade mínima de 18 apenas para o curso de Elétrica Residencial. É necessário ir à Agência do Trabalhor da cidade de residência e apresentar autodeclaração de escolaridade mínima de ensino fundamental.

Outros documentos necessários para inscrição são comprovante de residência; documento de identidade com foto; CPF; e carta de encaminhamento da Assistência Social (não obrigatória). Para alunos com menos de 18 anos é preciso estar acompanhado de um responsável legal.

PROJETO – As Carretas do Conhecimento são unidades móveis equipadas com salas de aula, oficinas e infraestrutura e visam promover formação profissional e geração de emprego. Desde 2019, o programa já ofereceu mais de 8 mil vagas no Paraná.

Em 2.292 serão ofertadas vagas em 63 cidades do Paraná. Os cursos começaram em abril, com investimento previsto de R$ 2 milhões apenas para essa nova fase.

GALERIA DE IMAGENS