Capitania dos Portos do Paraná tem novo comando

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (13), o capitão de mar e guerra André Luiz Morais de Vasconcelos passou a função ao Capitão de Fragata Anderson Brito de Melo. O vice-governador Darci Piana participou da solenidade.
Publicação
13/01/2023 - 16:00

Confira o áudio desta notícia

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) está sob novo comando. Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (13), o capitão de mar e guerra André Luiz Morais de Vasconcelos passou a função ao capitão de fragata Anderson Brito de Melo. Participaram da solenidade o vice-governador Daci Piana, o comandante-geral do 8º Distrito Naval, vice-almirante Guilherme da Silva Costa, e o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. A troca de comando na Capitania dos Portos ocorre a cada dois anos.

“A Marinha tem ajudado muito o Estado do Paraná em uma parceria extraordinária, não apenas pelos portos paranaenses, colaborando para o avanço de obras importantes como a derrocagem das Pedras da Palangana e demais ampliações da capacidade operacional, mas em todas as demais áreas de atuação”, destacou Piana.

“Em nome do governador Carlos Massa Ratinho Junior, coloco o Governo do Estado à disposição do novo comandante para dar sequência aos esforços conjuntos em prol do Litoral do Paraná”, completou o vice-governador.

Sobre o comando que se encerra, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirma que foram dois anos de dedicação e trabalho intenso. “Foram anos de parceria, não olhando somente o lado da Marinha, mas olhando e entendendo toda a necessidade da Comunidade Portuária do Estado”, afirmou.

Dando boas-vindas ao novo comando, o gestor da Portos do Paraná desejou que o trabalho siga em prol do desenvolvimento dos portos paranaenses, sem deixar de lado a segurança da navegação. “O alinhamento entre as duas autoridades, marítima e portuária, é importante para que a gente consiga andar para o mesmo sentido de uma forma célere”, afirmou.

Destacando a experiência, segurança e precisão do comandante Vasconcelos à frente do comando no Paraná, o vice-almirante Guilherme da Silva Costa, comandante-geral do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, afirma que ele soube se dedicar às funções assumidas e que a integração com os diversos entes da comunidade portuária foi característica marcante no desempenho das funções.

“Saio com a sensação de dever cumprido e com muita gratidão”, disse o Capitão de mar e guerra André Luiz Morais de Vasconcelos. “Fui muito bem recebido pela população parnanguara. Volto ao Rio de Janeiro, dando sequência à minha carreira. Tenho certeza que a Capitania dos Portos do Paraná, agora sob comando do comandante Melo, vai seguir desempenhando um belo trabalho junto à comunidade local, em especial a portuária”, disse.

Em uma primeira atuação no Sul do Brasil, o novo comandante afirma que o alinhamento entre Porto e Marinha é essencial para a solução dos eventuais problemas. “A Marinha está aqui para ajudar a melhorar, cada vez mais, os processos. E atuar para que os portos paranaenses tenham cada vez mais sucesso”, afirmou Melo.

CAPITANIA – A criação das Capitanias dos Portos data do ano de 1845, quando o Imperador, através do Decreto nº 35 de 14 de agosto daquele ano, autorizou o Governo a estabelecer uma Capitania dos Portos em cada província marítima do Império.

É uma Organização Militar subordinada ao Comando do 8º Distrito Naval e que tem como propósito contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à segurança da navegação, defesa nacional, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.

GALERIA DE IMAGENS