Campanha de arrecadação de donativos para famílias afetadas pelas chuvas encerra nesta terça

Doações podem ser entregues nas sedes do Corpo de Bombeiros ou Brigada Comunitária do Sudoeste. O governo estadual já enviou colchões e kits de higiene pessoal para a população afetada pelas chuvas da última semana.
17/10/2022 - 17:52

A arrecadação de donativos para a população das regiões Sudoeste e Oeste, atingida pelas fortes chuvas da última semana, termina nesta terça-feira (18), quando as doações serão encaminhadas. Até o momento, segundo boletim da Defesa Civil, 21.880 pessoas foram afetadas em todo o Estado.

A população pode contribuir com kits de higiene e material de limpeza. Para doar é preciso se dirigir a um dos postos de arrecadação nas sedes do Corpo de Bombeiros ou da Brigada Comunitária nos municípios das regiões afetadas. Colchões, lonas e roupas já estão sendo distribuídos pelas entidades assistenciais dos municípios.

A ação é uma iniciativa da Superintendência Geral de Ação Solidária do Paraná (SGAS), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual e teve início na última sexta-feira (14). A primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, reforçou o pedido para a colaboração dos paranaenses.

“O Paraná é considerado o mais solidário do Brasil e precisamos, mais uma vez, honrar essa posição e ajudar quem tanto está sofrendo com as enchentes e os estragos causados pela chuva. Juntos vamos ajudar a diminuir o sofrimento dessas famílias”, enfatizou.

BR-277 – Também causados pelas chuvas, os deslizamentos de pedras na BR-277 ocorridos na madrugada de sábado (15) e no domingo (16), continuam sendo monitorados por geólogos do Instituto Água e Terra e pela Defesa Civil. Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) trabalham na rodovia. A pista no sentido Paranaguá permanece interditada no trecho. O trânsito está fluindo em meia pista nos dois sentidos.

DOAÇÕES — O Governo do Estado enviou na semana passada ajuda humanitária (colchões e kits de higiene) para a região Sudoeste. Para Francisco Beltrão, o Estado doou 251 colchões, 233 kits dormitórios, 15 de limpeza e 36 de higiene, além de 155 cobertores. Para Pato Branco, foram enviados 50 colchões e 50 cobertores; para Dois Vizinhos, 100 colchões e 100 kits dormitórios, e ainda serão entregues 50 colchões, 50 kits dormitórios e 780 telhas para Verê.

NÚMEROS — Uma nova atualização da Defesa Civil desta segunda-feira (17) aponta que o número de municípios afetados subiu para 38. Os novos são Bom Jesus do Sul, Boa Vista da Aparecida e Boa Esperança do Iguaçu. Há ainda 100 desalojados e 80 desabrigados. No total, foram 1.416 casas danificadas.

A cidade que teve o maior número de pessoas desalojadas foi Francisco Beltrão (1.004), seguida de Dois Vizinhos (1.000), Verê (55), Bom Sucesso do Sul (40), Salto do Lontra (30) e Renascença (26). O município com mais casas danificadas foi Francisco Beltrão (838), seguido de Dois Vizinhos (280) e Pato Branco (73).

As chuvas resultaram em seis mortes.

Confira o último boletim da Defesa Civil.

DOAÇÕES - Para doar é preciso se dirigir a um dos postos de arrecadação nas sedes do Corpo de Bombeiros ou da Brigada Comunitária no Sudoeste nos seguintes endereços:

Posto de Bombeiro Militar de Palmas (R. José Joaquim Bahls, 1.436)

Posto de Bombeiro Militar de Coronel Vivida (R. Clevelândia, 790)

Posto de Bombeiro Militar de Pato Branco (Rua Presidente Kennedy, 170)

Posto de Bombeiro Militar de Dois Vizinhos (R. Bento Munhoz da Rocha Neto, 145)

Posto de Bombeiro Militar de Capanema (Rodovia BR-308, Km 01, s/nº)

Postos da Brigada Comunitária em Clevelândia (R. Mal. Borman, 659-945)

Postos da Brigada Comunitária Chopinzinho (Av. Getúlio Vargas, 4680-4728)

Postos da Brigada Comunitária Ampere (Av. das Missões, 1470)

Postos da Brigada Comunitária Realeza (Tv. Quatro, 106-158)

Postos da Brigada Comunitária São Jorge do Oeste (Av. Iguaçu, 522-616)

Postos da Brigada Comunitária Salto do Lontra (R. Valdevino Brustolin, 597)