Caloura de Enfermagem, aluna da EJA de 50 anos mostra que não existe idade para realizar sonhos

Aos 50 anos, Rosane Gonçalves concluiu o Ensino Médio numa escola estadual e iniciará uma graduação em Enfermagem em 2023.
26/10/2022 - 16:10

A correria da vida impediu que Rosane Gonçalves finalizasse antes os seus estudos. Hoje, aos 50 anos, ela tem motivos de sobra para sorrir: além de ter terminado o Ensino Médio em um colégio estadual, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), foi aprovada em uma faculdade de Enfermagem, que iniciará no próximo ano.

A desistência dos estudos na juventude se deu com a chegada dos filhos e a necessidade de conciliar o cuidado deles com o emprego. Apenas recentemente, em 2021, novos caminhos se abriram para Rosane, quando decidiu concluir o ensino médio no Ceebja Campo Comprido, em Curitiba, e iniciar simultaneamente um curso técnico de Enfermagem.

No colégio de manhã, no curso técnico à tarde e trabalhando à noite, a estudante precisou enfrentar uma rotina cansativa. Ainda assim, determinação e força de vontade não faltaram — com o sonho da faculdade em vista, Rosane fez valer a pena o tempo passado em sala de aula. “Aproveitei cada palavra dos professores”, afirmou.

A rotina de aluna ainda fez ressurgir uma antiga paixão literária. “Começou a aflorar de novo algo que era lá da infância, de querer escrever, de gostar de poesia. Foi maravilhoso e inexplicável”, disse.

O esforço da aluna sempre foi notado pela equipe do colégio. Natel Marcos Ferreira, diretor do Ceebja Campo Comprido, diz que Rosane fez questão de ir até à escola contar que havia sido aprovada no vestibular. Os docentes ficaram extremamente felizes pela conquista da ex-aluna e por terem feito parte de sua história.

“Não existe outro caminho a não ser a educação. São passos lentos, porém vitoriosos. E quem ajuda a dar os primeiros passos? São os professores”, destacou a nova universitária.

Para Natel, são justamente casos como esse que alimentam os educadores e dão a motivação para que continuem a contribuir com os sonhos de adultos e idosos que voltam a estudar. Histórias como a da Rosana são exemplos tanto para as pessoas que desejam terminar os estudos quanto para os profissionais que dedicam suas vidas para a educação.

“Terminar os estudos abre novas portas, novos horizontes, permite sonhar mais alto”, afirmou o diretor.

MATRÍCULAS PARA EJA 2023 – Estudantes que desejam concluir o ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) ou o ensino médio (1º a 3º ano) na rede estadual de ensino já podem se inscrever. Para ingressar no ensino fundamental, é preciso ter a partir de 15 anos; para o ensino médio, é necessário no mínimo 18 anos. Pesquise aqui as instituições de ensino que ofertam EJA na sua cidade e confira o passo a passo para fazer a matrícula.