Biblioteca Pública do Paraná oferece curso gratuito de teatro para crianças

São 15 vagas destinadas a crianças de 7 a 12 anos. Ministradas pelo ator Gabriel Martins, as aulas acontecem todos os sábados, das 9h às 10h30, no período de 18 de março a 16 de dezembro.
Publicação
14/02/2023 - 15:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Biblioteca Pública do Paraná está com inscrições abertas para um curso de teatro gratuito, voltado para crianças de 7 a 12 anos. Ministradas pelo ator Gabriel Martins, as aulas acontecem todos os sábados, das 9h às 10h30, no período de 18 de março a 16 de dezembro. Para se inscrever, os pais ou responsáveis devem acessar e preencher um formulário online disponível no site da BPP. São ofertadas 15 vagas para a atividade.

Com foco no desenvolvimento social, pessoal e interpessoal dos alunos, o curso aborda os diversos aspectos necessários para a construção de um espetáculo, além de conteúdos como improvisação, respiração, musicalidade, presença e percepção, entre outros.

No final do primeiro semestre, a turma apresenta uma mostra de cenas desenvolvidas durante as aulas. Para encerrar o ano, está prevista a exibição de uma peça concebida pelas crianças.

“Um dos objetivos do projeto é mostrar para os alunos que o teatro é divertido, engraçado, uma brincadeira. Cresci numa escola em que os professores sempre diziam: qualquer um pode fazer teatro. Levo isso comigo até hoje. E nada mais natural do que começar com as crianças”, diz Gabriel Martins.

Ele é integrante do grupo de contação de histórias da BPP, Era Uma Vez — reconhecido em 2022 com o Prêmio Baobá, dedicado a artistas, autores, editoras, coletivos e instituições que difundem e fortalecem essa atividade no Brasil.

Ator, diretor e dramaturgo, Martins fez os cursos de ator e clown do Teatro Pé no Palco e atualmente estuda Licenciatura em Teatro na FAP/Unespar. Também participou de oficinas de roteiro, cinema e arte-educação. Já atuou, escreveu, dirigiu ou realizou assistência de direção em mais de 30 espetáculos.

GALERIA DE IMAGENS